O blog como ferramenta de comunicação na Estratégia de Saúde da Família

Alexander Leandro Silva, Tahyse Aparecida Palhano de Melo, Natalia Barbosa Neder, Tays Piscitelle Fachin

Resumo


Introdução: A utilização da internet por meio de blog é atualmente mais uma ferramenta de comunicação em saúde o qual informa a população no cuidado a sua saúde. O blog da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Catete surgiu em 25 de fevereiro de 2011 com o objetivo inicial de divulgar os eventos relacionados à saúde e trabalhos realizados pelas equipes. No decorrer do tempo aconteceu uma expansão em seu conteúdo, informando outras ações, sendo elas: agendamento de visita domiciliar online (em fase de experimentação); indicadores de saúde da Unidade; definição sobre a ESF; as áreas de abrangências de cada equipe e o seu perfil; ciclo de debates realizados pela SMSDC-RJ; link de outras entidades associadas; vídeos e fotos; entre outros.
Descrição da experiência: O projeto de criação dos blogs foi idealizado pela Otics, órgão este que forneceu capacitação para montagem dos mesmos. A primeira etapa foi selecionar um Agente Comunitário para ser responsável pela página de sua equipe e um administrativo para o blog da Unidade. Em seguida foi importante divulgar o blog entre os próprios agentes comunitários de saúde, que estão em contato constante com a comunidade, fazendo com que participassem escolhendo e postando algumas notícias que achassem mais relevantes para a população. Com isso conseguimos uma melhor interação com a comunidade, embora seja ainda necessária uma maior divulgação para abranger toda a população.

Objetivo: Apresentar como um meio de comunicação pode contribuir para a interação entre a Estratégia de Saúde da Família e a população.

Resultados: A expansão do blog foi além da expectativa de uma simples divulgação do trabalho da ESF, possibilitando uma maior interação com o público alvo, pois a partir de então, este pode criticar/sugerir/elogiar os trabalhos desenvolvidos na Unidade e na própria comunidade, gerando assim um processo participativo e o fortalecimento do vínculo com a comunidade.

Conclusões ou hipóteses: Espera-se que com a participação da comunidade o blog seja cada vez mais interativo e que a ESF consiga retribuir as expectativas da população, transformando estas ações num ciclo mais funcional.


Palavras-chave


Saúde da Família; Family Health; Comunicação em Saúde; Health Communication; Internet; Internet

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: