I Gincana de recolhimento de medicamentos: responsabilidade social e ambiental

Fernanda Cordeiro Silva Freitas, Cristian Yoshikazu Rovari, Iara Darcolletti

Resumo


Introdução: Medicamentos são descartados diariamente. Esse é um material tóxico e, portanto, não deve seguir o mesmo caminho do lixo comum. Tratar incorretamente esses resíduos, como depositá-los em aterros comuns ou despachá-los pela rede de esgoto, pode ocasionar contaminação do Meio Ambiente. Tendo conhecimento dos riscos e danos causados pela automedicação e do descarte inadequado de medicamentos sem uso e vencidos em lixo comum , realizamos a I GINCANA DE RECOLHIMENTO DE MEDICAÇÕES entre as equipes da ESF Recanto Verde Sol .

Metodologia: Trata-se de um relato de experiência. As equipes da ESF durante as visitas domiciliares e grupos educativos orientaram a população e recolheram medicamentos sem uso e vencidas no prazo de duas semanas. Para a equipe vencedora foi oferecido um café da manhã patrocinado pelas demais equipes participantes.

Objetivo: A Gincana teve como objetivo sensibilizar e conscientizar a população para evitar a utilização irracional de medicamentos estocados em domicílio, evitando intoxicações medicamentosas e desperdícios e contribuindo para o tratamento e restabelecimento da saúde, trazendo a reflexão do impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de fármacos.

Resultados: Ao final da Gincana foram recolhidos entre as 04 equipes da Unidade um total de 23.700 kilos de medicamentos vencidos e sem uso que acabariam indo para o lixo comum ou que seriam utilizadas de forma inadequada por nossa comunidade. A equipe vencedora foi a equipe 03 que conseguiu recolher 9.500 kilos.

Conclusões: A comunidade foi orientada para que não armazenem desnecessariamente medicamentos em suas casas e não os utilizem por conta própria, unicamente baseados em experiências anteriores de uso ou de tratamentos bem sucedidos de vizinhos, parentes ou amigos (sem orientação médica e acompanhamento farmacêutico). Esta estratégia também contribuiu para a divulgação de nossos usuários, para a prática correta e contínua de descarte de medicações na farmácia da ESF.


Palavras-chave


Medicamentos; Conscientização; Meio Ambiente

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: