Estratégia Saúde da Família e drogas ilícitas

Rafael Silveira da Rocha Sampaio, Karina Magalhães Castro Sampaio, Ricardo Larroyed de Oliveira, Elisabeth Maria Nardelli de Oliveira

Resumo


Introdução: O uso de drogas ilícitas tem um efeito destrutivo no núcleo familiar da comunidade. Exerce uma influencia negativa tanto na saúde e bem estar individual quanto no coletivo da população. A Estratégia de Saúde da Família, através de sua inserção na comunidade, deve enfrentar esta problemática.

Metodologia: Revisão de literatura e legislação por meio de sites oficiais e acadêmicos utilizando palavras chave e assuntos relacionados à drogadição e Saúde da Família. Os artigos selecionados foram identificados em pesquisas realizadas na SCIELO, LILACS, WHOLIS, GOOGLE ACADÊMICO e em sites oficiais do Ministério da Saúde e Ministério da Justiça.

Resultados: A maioria dos pesquisadores afirma que o abuso de drogas ilícitas é um dos problemas mais complexos em saúde pública na atualidade. Descreve uma grande prevalência do abuso de drogas ilícitas junto à sociedade brasileira e sugere que as drogas ilícitas possuem um papel crucial junto à criminalidade, a violência doméstica, a gravidez na adolescência, a prostituição e a evasão escolar. As Equipes da Estratégia de Saúde da Família, por estarem inseridas de maneira privilegiada no âmago das comunidades, têm papel primordial no enfrentamento desta problemática social. Através de ações elaboradas e executadas com o apoio da comunidade, diferentes modalidades de prevenção e tratamento da drogadição podem ser executadas, de acordo com a característica socioeconômica de cada local.

Objetivo: O objetivo deste trabalho é contextualizar o papel da Estratégia de Saúde da Família na questão do abuso de drogas ilícitas.

Conclusão: A Estratégia Saúde da Família, junto a outras politicas púbicas de saúde, pode contribuir na prevenção e na redução dos danos causados pelo uso de drogas ilícitas.


Palavras-chave


Drogadição; Estratégia Saúde da Família; Redução de Danos

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: