Análise das complicações dos pacientes frequentadores do programa hiperdia de uma Unidade de Saúde da Família

Karina Bittencourt Medeiros, Ananda Beatriz Munhoz Cretella, Ana Magda Magnani, Fernanda Trombini Nunes, Geraldo Batista da Costa

Resumo


Introdução: Hipertensão e diabetes são doenças crônicas que cursam com grande morbimortalidade. As complicações relacionadas a essas afecções, no entanto, podem ser simplesmente prevenidas por um bom controle da doença de base. A avaliação da prevalência das complicações é um importante parâmetro para avaliar a eficácia das medidas de cuidado médico e implementadas pelo programa HiperDia.

Casuística e Método: Foi realizada análise transversal retrospectiva via preenchimento de formulário de pacientes cadastrados no programa HiperDia de uma Microárea da Unidade de Saúde Guaraituba e que participaram de pelo menos uma das últimas três reuniões do Programa de maio a agosto de 2011 e aqueles que foram dispensados mediante a justificativa. Variável analisada: complicações relacionadas a Hipetensão e Diabetes apresentadas pelos pacientes frequentadores do HiperDia . Os prontuários físicos eram selecionados de acordo com a listra de presença das reuniões do Hiperdia e separados juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde.

Objetivo: Analisar as complicações dos pacientes cadastrados no Programa Hiperdia da Unidade de Saúde da Família Guaraituba de Colombo-PR.

Resultados: Dos 114 pacientes avaliados 43 (37,72%) possuíam algum tipo de complicação relacionada a doença de base. As mais comuns foram doença renal (12 pacientes, 27,91%), Insuficiência cardíaca congestiva (16,28%), Acidente vascular encefálico (11,63%), Infarto agudo do miocárdio, cardiopatia e doença arterial periférica com 9,30 % dos casos cada. Dos pacientes com doença renal 8 possuíam Insuficiência renal crônica, perfazendo 66,67% dos pacientes com doença renal, 18,60% dos com complicação e 5,56% do total de pacientes analisados. Doenças de grande relevância para a saúde dos pacientes também forma muito prevalentes como ICC, com 6,14% de toda a população estudada, AVE com 4,38% e IAM com 3,51%.

Conclusões: A prevalência de pacientes com complicações relacionadas a Hipertensão e ao diabetes foi alta na população estudada. Visto que tanto a expectativa de vida quanto a qualidade de vida dos pacientes está intimamente relacionada ao controle glicêmico e pressórico prevenindo o aparecimento dessas complicações, ressaltamos a importância da análise de tais consequências.


Palavras-chave


Complicações; Hipertensão Arterial; Diabetes Mellitus

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: