Modelo de interdisciplinaridade como proposta de educação médica

Isabela Maria Sell, Mara Cristina Binz, Viviane Faria Silva

Resumo


Introdução: Em 2005, inicia-se a implantação de um modelo de intervenção interdisciplinar como proposta de formação médica na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária, em Itajaí- SC. Esta proposta, através da disciplina de Medicina Familiar Comunitária, busca aproximar o curso de medicina com o curso de nutrição da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Objetivos: Seu objetivo é fomentar a interdisciplinaridade no processo formador do profissional médico. Descrição da experiência: Tal prática acontece através de encontros semanais entre os usuários e uma equipe da saúde formada pelos alunos de medicina, o professor orientador e o profissional nutricionista. A dinâmica de intervenção realizada inclui a discussão, a avaliação e a tomada de conduta pelos membros da equipe, através de um plano terapêutico de saúde integral para o usuário.

Resultados: Atualmente esse modelo interdisciplinar está incorporado na grade curricular do curso de medicina, representando um passo significativo no processo de construção da transdisciplinaridade.

Conclusão: Conclui-se que a interdisciplinaridade é uma proposta fundamental para a abordagem integral do processo saúde-doença, sendo essencial a implementação desse modelo na formação médica.


Palavras-chave


Medicina Familiar Comunitária; Nutrição; Interdisciplinaridade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: