Programa de Educação e Assistência em Asma em Atenção Primária à Saúde

Francisco Jorge Arsego Quadros de Oliveira, Vera Beatriz Guirland Vieira, Francine Harb Correa, Carolina Maciel Tocchetto, Amanda Senna Pereira dos Santos

Resumo


Introdução: Asma é uma doença inflamatória crônica de vias aéreas associada à hiper-responsividade brônquica e à limitação reversível ao fluxo aéreo. Sua prevalência mundial varia de 1 a 18%, sendo uma doença relevante, pois o seu controle adequado impacta diretamente na qualidade de vida dos seus portadores. A educação do paciente e dos familiares é um aspecto fundamental para o sucesso no seu controle.

Objetivos: Relatar o funcionamento do Programa de Educação e Assistência em Asma (PEAA) realizado na Unidade Básica de Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre UBS/HCPA como atividade de extensão universitária com a participação de estudantes de medicina e equipe assistencial multiprofissional.

Metodologia ou descrição da experiência: O PEAA foi criado em 2008 com o objetivo de associar educação à assistência aos pacientes asmáticos, enfatizando a importância das ações educativas para o controle adequado da doença. O Programa é composto por médicos de família e comunidade, pneumologista, enfermeira, técnica de enfermagem, médicos-residentes e acadêmicos do curso de medicina. Os pacientes são encaminhados pela equipe assistencial da Unidade Básica de Saúde objetivando ações educativas específicas para os pacientes identificados como tendo um controle insatisfatório. As consultas são realizadas em agenda semanal própria. Adicionalmente, há seminários sobre a asma, sobre educação e discussões administrativas do Programa.

Resultados: São realizadas avaliações do paciente, buscando entender o seu contexto clínico e social. O foco é a educação do paciente sobre a sua doença e as melhores formas de controle. Além da prescrição dos medicamentos, são elaborados planos de crise individualizados, além de orientação quanto à técnica inalatória. Através desse processo, auxiliamos pacientes e familiares na aquisição de motivações, habilidades e confiança. A intervenção educacional associada a um plano escrito de automanejo permite melhor controle da asma, com redução de hospitalizações e de realização de consultas de emergência, além de reduzir o absenteísmo ao trabalho e à escola.

Conclusões ou hipóteses: O PEAA tem permitido assistir seus pacientes de forma ampla, levando em consideração não somente o tratamento clínico para o controle da asma, mas também a educação do paciente e de familiares no manejo da doença. Além disso, o Programa colabora com o crescimento profissional dos estudantes e da equipe, contribuindo tanto com a prática clínica quanto com o conhecimento teórico.




Palavras-chave


Asma; Atenção Primária à Saúde; Extensão Universotária

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: