Medicina de família e comunidade e su relevância para os acadêmicos

Jennifer Susan Gabe, Caroline Alves Sampaio Nunes, Rosangela Ziggiotti de Oliveira, Camila Hibari Kawazoe, Fernando Ben Hur de Melo

Resumo


Introdução: Os fundamentos conceituais, as técnicas e as práticas da medicina de família e comunidade, constituem elementos importantes na formação médica geral. Nessa perspectiva a medicina de família e comunidade (MFC), compreendida como a especialidade da integralidade, necessita estar presente nos cursos de graduação.

Objetivos: Identificar junto aos acadêmicos do quarto ano de medicina matriculados no ano de 2013, se a disciplina de MFC foi relevante para sua formação profissional.

Metodologia ou descrição da experiência: Trata-se de um estudo qualitativo. O instrumento utilizado para a pesquisa foi um questionário não nominal, voluntário, preenchido ao término do semestre por acadêmicos do quarto ano de medicina de uma universidade pública no estado do Paraná, que oferece 40 vagas anuais. O questionário abrangeu quatro perguntas e uma foi selecionada para análise, a que indagava se o conteúdo abordado pareceu ser relevante para aplicação na sua futura profissão.

Resultados: Foram preenchidos 40 questionários. As respostas obtidas abrangeram quatro categorias: Ser apresentado à especialidade e ao profissional que nela atua; conhecer a organização dos serviços de saúde; valorizar a relação do médico com seu paciente; conhecer as condutas clínicas baseadas em evidências e as doenças prevalentes na população e de fato ser a primeira oportunidade curricular de conhecer o cenário da Atenção Primária à saúde

Conclusões ou hipóteses: A relevância da MFC na formação profissional foi reconhecida pelos acadêmicos que cursaram a disciplina. É provável que os princípios da especialidade tenham se fortalecido e que estes futuros médicos atuem numa perspectiva ampliada do cuidado em saúde.




Palavras-chave


Educação Médica; Graduação; Atenção Primária à Saúde

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: