Educação permanente em saúde: transformações no trabalho em saúde mental na Atenção Básica

Amanda dos Santos, Selma Regina de Andrade

Resumo


Introdução: Não é de hoje que os problemas relacionados com a saúde mental fazem parte do contexto diário dos profissionais da Atenção Primária, por isto, estes devem ter conhecimento e disposição para atuar em tal seguimento. Sendo assim, Educação Permanente em Saúde é parte fundamental do processo de transformação do trabalho em saúde mental.

Objetivos: Desenvolver ações e estratégias de trabalhar com o processo de trabalho em saúde mental no âmbito da Atenção Básica, visando melhorias dos serviços e melhor resolutividade dos casos, na ESF I – Central de Catanduvas, SC.

Metodologia ou descrição da experiência: Este trabalho fora realizado gradativamente no decorrer do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família oferecido pela UNASUS, sendo que este fora realizado em três eixos, subdivididos em módulos direcionados a cada tema. O primeiro eixo reuniu os módulos de Introdução ao curso, Saúde e Sociedade e Epidemiologia, o eixo 2 se direcionou a atividades em Gestão e Avaliação, Planejamento e Processo de Trabalho na Atenção Básica, partir deste os profissionais foram separados em dois grupos distintos. Com dados que puderam ser usados posteriormente para a elaboração dos portfólios reflexivos direcionados a cada eixo, sendo que estes serviram como base para o presente trabalho.

Resultados: Para o alcance dos objetivos almejados com a Estratégia de Saúde da Família, existem alguns conhecimentos que se tornam essenciais, para um melhor conhecimento da população residente na área de abrangência³. Após o levantamento de dados notou-se que 17,58% dos atendimentos médicos realizados na ESF I – Central de Catanduvas, SC, no mês de março de 2013, foram direcionados a atendimentos em saúde mental. Após a evidência destes dados em reunião com os profissionais, viu-se a importância de desenvolver um maior conhecimento e aprofundamento nesta área, para realizar atividades que possam amenizar esta demanda e ao mesmo tempo proporcionar melhores resultados nesta área.

Conclusões ou hipóteses: Ainda existem muitas transformações a serem realizadas para que o trabalho em saúde atinja todos os objetivos, porém podemos esperar que com a Educação Permanente em Saúde inserida neste contexto de trabalho na Atenção Básica estas metas e objetivos fiquem mais palpáveis, e que com trabalho multidisciplinar as equipes possam realizar as trocas de informações necessárias para fomentar este processo.

 


Palavras-chave


Atenção Básica; Educação Permanente em Saúde; Saúde Mental

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: