Avaliação da prescrição de medicamentos fitoterápicos do projeto Farmácia Viva de Sobral

Alexandre Cavalcante Diogenes de Carvalho, Valeria Portela Lima, Bruno Alves Sobreira, Wilcare de Medeiros Cordeiro Nascimento, Roberta Cavalcante Muniz Lira

Resumo


Introdução: O projeto Farmácia Viva foi criado pelo Prof. Dr. Francisco José de Abreu Matos para produzir medicamentos fitoterápicos a partir de plantas medicinais. Em Sobral, os fitoterápicos são prescritos na Atenção Primária à Saúde (APS) tanto em monoterapia como associados a drogas alopáticas, apresentando boa adesão ao tratamento, devido ao seu tradicional uso como medicamentos naturais pela população.

Objetivos: Identificar os medicamentos fitoterápicos mais prescritos nos Centros de Saúde da Família (CSF) Dom Expedito, Sumaré, Padre Palhano, além do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e geral, no município de Sobral, Ceará, bem como analisar sua eficácia e seus objetivos de tratamento.

Metodologia ou descrição da experiência: Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, no qual foram coletados dados na Central de Atendimento Farmacêutico (CAF), mediante aprovação da Comissão Científica da Secretaria de Saúde, para coletar e quantificar os dados referentes a cada tipo de medicamento expedido para os CSF Dom Expedito, Sumaré e Padre Palhano e para os CAPS’s, no período de 1º de janeiro a 19 de novembro. Identificou-se os dois medicamentos de maior demanda pelos CSF e foi feita uma pesquisa na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) para identificar as enfermidades para as quais os medicamentos tem eficácia comprovada.

Resultados: A emissão de medicamentos para os CSF no período analisado foi de 2640 unidades, das quais 1979 foram de xarope de cumaru (Amburana cearensis) e 274 foram de elixir de aroeira (Myracrodruon urundeuva), correspondendo, os dois juntos, a 85,3% das prescrições. O xarope de cumaru é comumente usado para o tratamento da asma, sendo seu efeito de melhora global dos sintomas, analisados por testes espirométricos, confirmados. O elixir de aroeira é normalmente utilizado para tratar gastrite, sendo considerado tão eficiente quanto o omeprazol ao analisar a melhora dos sintomas, dos achados endoscópicos e histopatológicos. Os estudos analisados eram randomizados, duplo-cego e controlados por placebo.

Conclusões ou hipóteses: Dessa forma, percebe-se a importância de valorizar o conhecimento popular, pois, a partir dele, foram produzidos esses medicamentos fitoterápicos após analise e comprovação de seus efeitos. Mostra-se ainda, a relevância do projeto Farmácia Viva para a produção e fornecimento desses medicamentos, facilitando sua aquisição pela população, tornando-se uma alternativa aos medicamentos alopáticos.

 


Palavras-chave


Fitoterápicos; Asma; Gastrite

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: