Atenção ao segurado – visita domiciliar, matriciamento e qualidade de vida

Asdrubal Cesar da Cunha ' Russo, Renatha Mendoça Boing, Ana Carolina Custodio, Júlia Martins de Albuquerque, Silvana Maria Petry

Resumo


Introdução: O Plano de Saúde dos Servidores do Estado de Santa Catarina (SC Saúde), possuí o serviço de medicina preventiva que desenvolve estratégias e ações de promoção de saúde. Atualmente conta com 12 equipes distribuídas em polos regionais e 1 equipe de matriciamento multidisciplinar sediada em Florianópolis, composta por assistente social, enfermeira, educador físico, fisioterapeuta, médico e psicóloga.

Objetivos: O objetivo do Serviço de Medicina Preventiva do plano SC Saúde é a promoção da qualidade de vida através de atividades de educação em saúde e visitas domiciliares aos segurados com doenças crônicas. Reduzindo os riscos de complicações relacionadas às doenças crônicas, morbidade e mortalidade.

Metodologia ou descrição da experiência: As visitas domiciliares são agendadas segundo uma classificação de riscos e agravos relacionados as condições clínicas e sociais dos segurados. As equipes de visitadores elabora um relato de caso e envia as informações para a equipe de matriciamento, que realiza a discussão do caso de maneira interdisciplinar com o objetivo de estabelecer um diagnóstico e um plano terapêutico singular, com ações imediatas e de longo prazo para o segurado dentro do seu contexto familiar e social. Assim o apoio matricial atua como suporte especializado de assistência, aumentando a capacidade resolutiva de problemas de saúde pela equipe de visitadores.

Resultados: O serviço de medicina preventiva e de suporte matricial completaram 18 meses de atividade e está em processo de analise dos dados estatísticos e epidemiológicos da população atendida. Entretanto já realizamos a avaliação do impacto sobre um grupo de segurados residentes na cidade de Chapecó (SC) portadores de diabetes mellitus tipo 2, em relação a redução de peso em um período de 12 meses e observamos que de 49 segurados avaliados no período, 29 apresentaram redução de peso, o que representa 65,9% dos segurados analisados. Com isso também observamos impacto na melhora do controle glicêmico e na avaliação subjetiva da melhoria da qualidade de vida.

Conclusões ou hipóteses: O compromisso estabelecido pela equipe de medicina preventiva e de suporte matricial com o segurado do plano SC Saúde não é de praticar o assistencialismo e intervenções pontuais em relação a patologias, mas reforçar conceitos de educação em saúde, promover a autonomia e o autocuidado do cliente, oferecendo um suporte especializado com uma visão ampliada do cuidado.

 


Palavras-chave


Visita Domiciliar; Matriciamento; Qualidade de Vida

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: