Descrição da Atenção Primária à Saúde em um assentamento agrário

Thamara Vieira Rolim, Ana Beatriz Cavallari Monteiro, Luma Taveira Nunes, Hermany Capistrano Freitas, Olivan Silva Queiroz

Resumo


Introdução: Os cenários de área rural são diversos, e devem ser analisados em sua individualidade. Os assentamentos agrários foram criados através de políticas governamentais no Brasil a partir de 1985, reordenando do uso da terra. Há ainda poucos dados sobre a situação da população assentada. O serviço de saúde é um dos parâmetros do Índice de Qualidade de Vida, e contribui como fator de atração a moradores.

Objetivos: Descrever como a APS se estrutura no Assentamento Agrário Casinhas, localidade da Zona Rural do Nordeste Brasileiro, pautando as principais mudanças ao longo dos anos e quais delas têm influenciado a qualidade dos serviços de saúde e, consequentemente, a qualidade de vida desta comunidade assentada.

Metodologia ou descrição da experiência: Utilizamos uma abordagem qualitativa que mescla os tipos de pesquisa documental e de estudo de caso que nos permite realizar um corte temporal-espacial, além da possibilidade do contato direto e interativo com a situação em estudo. Vivenciamos uma atividade da APS realizada no Assentamento: a visita mensal do médico à comunidade. O contato com todo o processo, desde a saída da zona urbana, a observação da esquematização do atendimento, o contato com a população assistida e com suas características próprias. Foram realizadas entrevistas com pessoas-chave do processo: moradores atendidos, Representante do Fórum do Assentamento, Agente Comunitária de Saúde e Médico.

Resultados: O Assentamento Casinhas foi criado em 1996 após a desapropriação de uma fazenda. Há um CSF na sede do distrito que funciona três vezes na semana pela manhã. Mensalmente, em um sábado, o médico é levado de Sobral pela prefeitura. O atendimento acontece em uma Escolinha para onde são levados os recursos necessários. De modo geral, a comunidade está satisfeita. É de reconhecimento geral a importância da organização da Comunidade através da Associação dos Assentados na conquista das principais mudanças, inclusive na visita mensal do médico. As principais dificuldades são de acesso tanto da população, quanto para a ACS, principalmente no período chuvoso no qual as estradas ficam lamacentas.

Conclusões ou hipóteses: A partir do momento que a comunidade exigiu a valorização de seus aspectos genuínos, houve um real desenvolvimento na saúde. Apesar da importância da participação popular, a organização dessas famílias foi propiciada por reuniões no Assentamento Agrário. Mesmo com as melhorias recentes, fazem-se necessárias políticas de saúde mais direcionadas às populações rurais, visando maior equidade.

 


Palavras-chave


Saúde Rural; População Rural; Medicina de Família e Comunidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: