Diagnóstico de saúde de um município paulista de pequeno porte: dados preliminares

Carlos Augusto Rodrigues Padilha, Carolina Carolina, Janise Braga Barros Ferreira, Luciana Cisoto Ribeiro, Luciane Loures dos Santos

Resumo


Introdução: Realizar o diagnóstico de saúde de municípios pequenos onde a Saúde da Família está se consolidando é essencial para a organização do serviço de modo a privilegiar as áreas que mais necessitem. Pesquisas que busquem a compreensão dessa realidade sanitária abrem a possibilidade de produção de conhecimentos específicos que poderão subsidiar a construção de futuras políticas públicas de saúde.

Objetivos: Identificar aspectos do diagnóstico de saúde em um município de pequeno porte com características rurais, a partir do perfil socioeconômico da população e as principais causas de morbi-mortalidade e suas possíveis implicações para a organização da assistência à saúde no município.

Metodologia ou Descrição da Experiência: É um estudo descritivo, transversal e quantitativo onde foram analisados a faixa etária, sexo, analfabetismo, renda e situação sanitária, além das causas de morbi-mortalidade da população segundo faixa etária, sexo e principais agravo. Foram estudados os dados populacionais retrospectivos dos residentes de Cássia dos Coqueiros, um município de pequeno porte no interior do estado de São Paulo. Os dados estudados foram produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponibilizados no sítio eletrônico do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) no período de 1999 à 2010. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer nº 217.241).

Resultados: Cássia dos Coqueiros tem 2.634 habitantes, 32% residente na zona rural e 51% de homens. O analfabetismo vem caindo (8%), mas ainda é o dobro entre negros e pardos que nos brancos. A população de baixa renda também é maior entre negros (54,3%) e pardos (39,6%) e menor em brancos (22,6%). As principais causas das internações foram gravidez, parto e puerpério (14,9%), doenças do coração (14,4%), causas externas (11,8%), doenças digestivas (10,4%) e respiratórias (9,4%). As principais causas de mortalidade foram as doenças do coração (25,6%), neoplasias (18,1%), doenças respiratórias (15,6%) e infecciosas (8,7%). E 80% dos acidentes de transporte envolveram homens com idade entre 20 e 59 anos.

Conclusão ou Hipóteses: Cássia dos Coqueiros é um município rural com perfil de cidade de grande porte, destacamos o elevado número de mortes de jovens por acidentes de trânsito e as desigualdades sociais que precisam ser consideradas no planejamento local para super as iniquidades. Esses dados preliminares auxiliarão no diagnóstico de saúde e na proposição de intervenções para melhorar a qualidade de vida da população.


Palavras-chave


Saúde da População Rural; Serviços de Saúde; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: