“Amigo do bem” - estratégia de mudanças nas relações interpessoais

Fernanda Cordeiro Silva Freitas, Marli Magalhães, Regina Lucia Oliveira Andrade

Resumo


Introdução: Uma equipe de trabalho precisa de tempo e estratégias para que seus membros possam ajustar suas diferenças individuais, de percepção e do processo de trabalho. É importante que a equipe tenha periodicamente um espaço e um tempo para realizar alinhamentos: das expectativas, das relações, dos conflitos, das individualidades em direção aos objetivos e aos resultados e também do “cuidado” com o colega de trabalho. O Amigo do Bem é uma atividade divertida e simples realizada bimestralmente entre todos os colaboradores da ESF Recanto Verde Sol em busca de alinhamentos e melhoria nas relações no ambiente de trabalho.

Objetivo: Essa estratégia tem o objetivo de oferecer integração, motivação, melhora na qualidade das condições de trabalho, melhora da auto estima, diversão e socialização entre os colaboradores da ESF.

Metodologia: Trata-se de um relato de experiência. Foi confeccionado um painel (jardim) com os nomes de todos os colaboradores representados por uma flor, cada um possui seu vasinho onde são depositados mensagens de motivação e carinho ou presentes de valor simbólico. A cada dois meses durante as reuniões mensais sorteiam-se os Amigos do Bem que irão cuidar uns dos outros, o amigo sorteado fica de forma oculta durante o período que está sendo “cuidado” e pode também interagir, retribuindo da mesma forma para o seu Amigo do Bem.

Resultados: Esta intervenção tem se mostrado muito eficaz para a Equipe que precisa promover ajustes internos, no sentido de construir-se, ou de alavancar seus resultados e trazer saúde relacional à sua convivência cotidiana. Resgata a importância do cuidado, com ênfase nas relações interpessoais, fortalecendo laços afetivos e envolvimento com o colega de trabalho, propiciando um ambiente de trabalho harmonioso.

Conclusões: Utilizando tecnologia simples e eficiente, foi possível perceber durante a estratégia, a mudança de postura nas relações interpessoais e a valorização dos colaboradores. Quando uma equipe amadurece, estas diferenças são colocadas a serviço da comunidade.


Palavras-chave


Comunicação; Equipe; Interação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: