Liga Acadêmica de Saúde da Família da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (FASEH): um relato de experiência

Lívia Maria Ferreira Sobrinho, Fabiana Gomes Lopes, Paola Souza dos Santos

Resumo


Introdução: A Liga Acadêmica de Saúde da Família (LASF), criada em julho de 2011, é formada por alunos dos cursos de medicina e enfermagem da Faculdade de Saúde e Ecologia Humana (FASEH) e vem desenvolvendo ações de saúde na perspectiva da integralidade nas Unidades de Saúde da Família e Comunidade do município de Vespasiano, Minas Gerais. A LASF é importante para a formação dos futuros profissionais de saúde, pois permite a aproximação do aluno com a realidade sócio-econômica e sanitária da população e a compreensão do funcionamento e da organização da Atenção Primária da Saúde (APS), em particular da Estratégia de Saúde da Família.

Objetivo: Relatar a experiência de criação e estruturação da LASF, destacando as práticas multidisciplinares vivenciadas pelos seus integrantes junto às equipes das Unidades de Saúde da Família (USF), mostrar o incentivo à produção científica e à criação de projetos de extensão em parceria faculdade, comunidade e serviços de saúde.

Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência, em que são apresentados aspectos relacionados à criação e às atividades realizadas pela LASF. Em um primeiro momento, procurou-se caracterizar o surgimento da LASF e as etapas de sua organização. No segundo momento, destacou-se as atividades atuais realizadas por seus integrantes a partir de uma metodologia problematizadora.

Resultados: A LASF surgiu da união de objetivos mútuos em prol do conhecimento e da necessidade de praticar os conceitos abordados nos cursos de graduação na área de saúde baseados no cuidado ao paciente e à sua família. Contou com uma fase de estruturação envolvendo elaboração de estatuto, reconhecimento perante a instituição de ensino e a Associação de Ligas de Saúde da Família (ALASF). A seguir compreendeu a construção do processo ensino-aprendizagem, com compartilhamento de conhecimento entre alunos, professores, residentes e profissionais da saúde, numa abrangência teórico-prático. As atividades práticas foram realizadas em uma das Unidades de Saúde da Família e as atividades teóricas quinzenais aconteceram na faculdade e no Sindicato Médico de Minas Gerais. Dentre as atividades extensionistas destacaram-se a participação nos eventos como Saúde na Praça de Belo Horizonte e de Vespasiano e Semana Científica da FASEH.

Conclusão: A LASF tem atingido seus objetivos e cumprido sua missão de realizar discussões e atividades voltadas para a pessoa inserida em seu contexto familiar na comunidade. A visão do ser humano na perspectiva da integralidade é o que une os seus integrantes em torno desse projeto.

Palavras-chave


Liga Acadêmica da Saúde da Família; FASEH; Unidade de Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: