Utilização de questionário auto-referido para promoção de saúde na comunidade estrutural

Bárbara Vieira Carneiro, Ana Carolina Pessôa Simões, Bárbara Assumpção Paes Leme, Fernanda Alves Sousa Costa, Liana Chaul Sfair

Resumo


Introdução: O Projeto Teia do Conhecimento: Saberes e Saúde na Comunidade Estrutural faz parte da ação extensionista da UCB, cujo objetivo é unir ensino, pesquisa e extensão, a fim de proporcionar à população da cidade Estrutural, no Distrito Federal, respaldo científico para suas lutas por melhores condições de vida. A Estrutural é a segunda maior área de invasão do DF, marcada por problemas sociais, econômicos, ambientais, políticos e de saúde pública. Este último é agravado por situações como habitações precárias, carências nutricionais, vícios e doenças crônicas. Aliado a tudo isso, a não disposição de atendimento médico adequado, bem como o baixo nível cultural e educacional contribuem para que medidas de proteção e higiene não sejam adotadas.
Objetivo: Comparar a ocorrência dos principais agravos de saúde entre a população da Estrutural e a do DF, a partir da aplicação de questionário científico baseado em sinais, sintomas e hábitos de vida auto-referidos. Diante dos resultados obtidos, priorizar as ações de promoção de saúde para as questões mais críticas e discrepantes.

Metodologia: Para a execução do projeto foram estabelecidas cinco etapas: (1) criação de vínculo com a comunidade e revisão de literatura sobre o tema; (2) elaboração do questionário científico baseado em sinais, sintomas e hábitos de vida para auto-referimento; (3) aplicação do questionário; (4) análise dos dados obtidos e comparação com aqueles disponíveis na literatura, em relação ao DF; (5) retorno à comunidade com os resultados e ações promotoras de saúde direcionadas ao combate das principais mazelas detectadas na pesquisa.

Durante todas as etapas, o trabalho foi realizado na comunidade, com o apoio de lideranças locais e participação da população.

Resultados: Foram aplicados 282 questionários, em 138 domicílios, abrangendo todas as quadras da Estrutural. As variáveis já analisadas foram: atividade física, tabagismo, diabetes mellitus e hipertensão arterial. Em relação à atividade física, 26% afirmaram a prática; 20% dos entrevistados são tabagistas, 8,25% referiram o diagnóstico de diabetes mellitus e 22,11% disseram ser hipertensos. Os dados fornecidos pelo Vigitel 2010, pesquisa auto-referida realizada pelo MS, para o DF, mostram: 34,4% da população refere praticar atividade física; 13,9% afirmam ser tabagistas; 23,1% possuem diagnóstico de HAS e 4,4% são diabéticos.

Conclusão: Verificamos que a prevalência dos agravos até aqui analisados foi significativamente maior na comunidade da Estrutural, o que reforça a necessidade da promoção de saúde nessa região; inicialmente, serão realizadas rodas de conversa estruturadas em família a cerca dos temas mais discrepantes.

Palavras-chave


Autorreferência Médica; Physician Self-Referral; Sinais e Sintomas; Signs and Symptoms; Diabetes Mellitus; Diabetes Mellitus

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: