Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista ANAIS DO CONGRESSO SUL-BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para Submissão de Trabalhos

Somente serão avaliados os trabalhos enviados na seguinte formatação:

• Títulomáximo de 12 palavras. Somente inicial do título em letra maiúscula e substantivos próprios. 
Ex: A importância da Estratégia de Saúde da Família na intervenção educacional para cessação do tabagismo.

• Autores: relacionar nome e sobrenome dos autores (no máximo 5 autores), sendo o do autor principal colocado em primeiro lugar, sem abreviaturas, sem titulação. Todos os autores devem seguir o mesmo padrão de apresentação. Ex: Marcelo Marcos Piva Demarzo, Rodrigo Cariri Chalegre de Almeida, João José Neves Marins. Deverá ser apontado o apresentador.

• E-maildeve ser inserido o e-mail de todos os autores.

Instituiçãonome da instituição de todos os autores, por extenso com a sigla entre parêntesis. Somente inicial da afiliação institucional em letra maiúscula e substantivos próprios. Ex: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

• Corpo do resumomáximo de 2500 caracteres (com espaço) divididos entre os itens abaixo.

O corpo do resumo para as formas de apresentação deverá conter:

- Introdução: 400 caracteres (com espaço)
- Objetivo: 300 caracteres (com espaço)
- Metodologia ou descrição da experiência (contexto, principais etapas, o que se esperava): 700 caracteres (com espaço)
- Resultados: 700 caracteres (com espaço)
- Conclusões ou hipóteses: 400 caracteres (com espaço)

• Serão aceitos no máximo 3 resumos de trabalhos por congressista. 
• O apresentador do trabalho nas formas de pôster digital ou comunicação coordenada deverá ser um dos autores, inscrito no Congresso e ter efetuado o pagamento até a data de21/02/2014.
• O conteúdo do resumo e da apresentação é unicamente da responsabilidade do(s) autor(es).

• Palavras-chave em português, e também em inglês (keywords): mínimo de 03 e máximo de 05 palavras-chave ou descritores do conteúdo do trabalho, apresentados em português e inglês, de acordo com o DeCS – Descritores em Ciências da Saúde da BIREME - Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – URL: http://decs.bvs.br 

• Não será permitida a utilização de gráfico, tabela figuras, fotos.

• O conteúdo do resumo e da apresentação é unicamente da responsabilidade do(s) autor(es).

• Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado.

• Todos os trabalhos enviados para apresentação como “comunicação oral coordenada” ou como “pôster” poderão ser, após a avaliação pela comissão organizadora, re-classificados em outra categoria, de acordo com a relevância

 

Normas para Apresentação de Trabalhos

Modalidade Pôster Digital

• O objetivo é apresentar, por meio de representação gráfica, relatos de pesquisas ou ações/intervenções nos diversos campos da Medicina de Família e Comunidade. O pôster deverá contemplar uma síntese da pesquisa ou da intervenção, contendo os seguintes itens: título, autores, instituição, introdução, objetivos, metodologia, e conclusões.
• Todos os pôsteres serão apresentados em formato digital. Não haverá a exposição de pôsteres impressos. Apresentação em Power Point (Microsoft), convertido em PDF.

Comunicação Oral Coordenada

• O objetivo é apresentar, de modo oral, diferentes temáticas, inclusive resultados de pesquisas, e proporcionar a interlocução entre os pesquisadores de uma mesma sessão e destes com a platéia. 
• Os palestrantes terão até 20 minutos para fazer suas apresentações. 
• O resumo deverá conter tema, objetivos e principais pontos a serem apresentados. A comissão científica do Congresso definirá um coordenador para cada uma das sessões.
• Todos os trabalhos enviados para apresentação como “comunicação oral coordenada” poderão ser, após a avaliação pela comissão organizadora, re-classificados em pôster, de acordo com a relevância.


Ao submeter o resumo o autor autoriza a publicação do mesmo e, se aprovado, do trabalho na íntegra nos Anais do Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e/ou na Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

A comissão científica reserva-se o direito de não aceitar resumos que não contemplem os temas do CONGRESSO SUL-BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE ou que não apresentem aspectos relevantes dentro da temática ou não estejam de acordo com os critérios pré-estabelecidos. Reserva-se também o direito de re-classificar a categoria temática do trabalho, bem como alterar o tema proposto, se aprovado.

A avaliação para a premiação dos pôsteres e comunicações coordenadas será realizada por uma comissão que levará em conta: (a) a relevância do tema e sua pertinência ao tema do Congresso, às categorias temáticas, à Medicina de Família e Comunidade e à Atenção Primária à Saúde, (b) a metodologia cientifica utilizada e sua adequação ao trabalho, (c) conclusões e aplicabilidade prática, (d) originalidade, (e) clareza e correção da linguagem; (f) apresentação visual e/ou apresentação oral, (g) a presença do expositor no dia e local determinados pela comissão cientifica. Quem fizer a opção inicialmente por comunicação coordenada poderá ter como resultado seu trabalho aprovado em comunicação coordenada, ou em forma de pôster ou não aprovado.

 

Metodologia

Os resumos serão caracterizados, em campo específico no formulário de submissão, em uma destas 4 metodologias:

 

1. Pesquisa quantitativa: são pesquisas que utilizam metodologia quantitativa no seu desenho.
2. Pesquisa qualitativa: são pesquisas que utilizam metodologia qualitativa no seu desenho.
3. Relatos de experiência: são trabalhos que relatam casos ou experiências os quais explorem um método ou problema por meio do exemplo. Os relatos de caso apresentam as características do indivíduo estudado – com indicação de sexo e idade, ressaltam sua importância na atuação prática e mostram caminhos, condutas e comportamentos para a solução do problema, com a estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.
4. Temas de revisão: são trabalhos que apresentam síntese atualizada do conhecimento disponível sobre matérias das ciências da saúde. Têm por objetivo resumir, analisar, avaliar ou sintetizar artigos de investigação já publicados em revistas científicas. Devem conter introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

Eixos Temáticos

Os resumos deverão ser enviados de acordo com os 4 eixos do evento, que serão:

1. A Saúde das Populações Rurais e os Serviços/Sistemas de Saúde 
2. Recursos Humanos e Formação para a Saúde Rural
3. Procedimentos em Atenção Primária à Saúde
4. Outros temas relacionados à Saúde Rural
5. Outros temas relacionados à Atenção Primária e Medicina de Família e Comunidade

Descrição dos Eixos:

1. A Saúde das Populações Rurais e os Serviços/Sistemas de Saúde

• Situação de Saúde das Populações Rurais, Remotas e Carentes. Este tópico relaciona-se com a situação e perspectivas de saúde das comunidades rurais no mundo. Ele inclui diagnósticos de saúde populacionais; situação de saúde de populações específicas como indígenas, ribeirinhos, etc.; saúde do trabalhador rural; doenças tropicais; saúde do viajante; tendências de saúde rural; determinantes da saúde rural;
• Qualidade no Cuidado à Saúde. Este eixo relaciona-se principalmente com os serviços de saúde e o sistema de saúde como um todo. Inclui avaliação da qualidade; estratégias de melhoramento da qualidade; segurança do paciente; trabalho em equipe; sistemas/serviços de saúde centrado na pessoa; trabalho intersetorial; custo-efetividade.
• Acesso e Longitudinalidade nos Serviços de Saúde em Áreas Rurais e Remotas. Estratégias de aprimoramento do acesso e longitudinalidade do sistema/serviços de saúde; estratégias para ampliação da integralidade do cuidado à saúde; coordenação do sistema de saúde; abordagem familiar e comunitária.
• Competência Intercultural. Este tópico inclui aspectos teóricos e práticos de trabalho em saúde com populações diversas; habilidades e conhecimentos que auxiliam o profissional de saúde a lidar com diferenças culturais; técnicas de comunicação em saúde; relação médico-paciente-família-comunidade; trabalho em equipe; trabalho com agentes comunitários de saúde; trabalho com sistemas alternativos e/ou tradicionais de saúde.

2. Recursos Humanos e Formação para a Saúde Rural

• Políticas para o Recrutamento e Retenção de Recursos Humanos em Saúde. Este tópico inclui (in)equidade na distribuição de recursos humanos em saúde; estratégias para atrair e fixar profissionais de saúde em áreas carentes, rurais e remotas; políticas de recrutamento e retenção; mulheres na saúde rural; trabalho em equipe.
• Políticas para Educação Médica em Atenção Primária à Saúde em Áreas Rurais e Remotas. Este tópico relaciona-se com estratégias de treinamento fora dos cenários usuais de ensino das profissões da saúde. Inclui experiências de formação em níveis de graduação, pós-graduação e educação permanente, seus efeitos, impactos para todos envolvidos, incluindo as comunidades. Inclui também o papel estratégico do Médico de Família e Comunidade para a Saúde Rural e a inclusão deste tema nos espaços de formação desta especialidade, especialmente no nível da Residência Médica. Tecnologias de formação.

3. Procedimentos em Atenção Primária à Saúde

• Este é um eixo predominantemente prático e de treinamento para profissionais de saúde em procedimentos que exijam conhecimentos e habilidades específicas e que façam parte do escopo ampliado dos médicos de áreas rurais e remotas. Inclui manejo de urgências e emergências em saúde, procedimentos clínicos, procedimentos cirúrgicos, técnicas clínicas, etc.

4. Outros temas relacionados à Saúde Rural

• Eixo destinado a trabalhos sobre Saúde Rural que não tenham sido contemplados nos eixos específicos.

5. Outros temas relacionados à Atenção Primária e Medicina de Família e Comunidade

• Eixo destinado a trabalhos sobre Medicina de Família e Comunidade/ Atenção Primária à Saúde, que não tenham sido contemplados nos eixos anteriores.


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter o resumo o autor autoriza a publicação do mesmo e, se aprovado, do trabalho na íntegra nos Anais do Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e/ou na Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.