Promoção e prevenção em saúde: concepções e desafios no ensino superior

Márcia Schott, Maria Helena Salgado Bagnato, Lúcia Pedroso da Cruz, Érika Marafon Rodrigues Ciacchi, Eunice Almeida da Silva

Resumo


Introdução: Considerar a exterioridade dos determinantes da saúde ao sistema de tratamento é afirmar a saúde na sua positividade, de onde decorre o conceito de Promoção em Saúde. A literatura distingue promoção e prevenção em saúde, pois esta tem como principal foco ações relativas a enfermidades específicas, objetivando detectar, controlar e atenuar fatores desencadeadores de doenças.

Objetivos: Investigar qual compreensão alunos de cursos da área da saúde têm sobre os conceitos de promoção e de prevenção em saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Aplicou-se um questionário a um grupo de 26 alunas da disciplina Práticas Educativas em Saúde ministrada no 2º semestre de 2011 na Faculdade de Educação da UNICAMP. A amostra compreendeu: 23 alunas do 2º semestre do curso de Graduação em Enfermagem; duas alunas já graduadas pelo mesmo curso e ainda uma estudante do 4º semestre do curso de Medicina, sendo todas da referida instituição.

Resultados: O conceito de Promoção em Saúde compreendeu a promoção de práticas para melhoria da qualidade de vida; um conjunto de ações tanto para promover, manter ou obter saúde, respectivamente; um processo educacional para a população; bem como a promoção do equilíbrio entre bem estar físico, emocional e espiritual. Quanto ao público-alvo, população foi o mais citado sendo os demais: pessoa; indivíduo; ser humano; sujeito e coletividade. O conceito de Prevenção foi, na maior parte das vezes, identificado como “evitar doenças”; focar doenças instaladas ou reincidentes; impedir a propagação de doenças; evitar comprometimento da saúde ou ações que visem somente a cura ou a não obtenção de doença.

Conclusão ou Hipóteses: As análises deste estudo apontam que o entendimento de promoção em saúde é coerente com a noção de positividade. No entanto, limita-se à relação saúde/doença e não alcança a concepção ampliada de saúde, que inclui políticas públicas intersetoriais e melhorias no acesso aos serviços de saúde.


Palavras-chave


Promoção da Saúde; Educação Superior; Políticas de Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.