PET - saúde: educação em saúde sobre a diabetes mellitus tipo II

Wilker Silva Alves, Agatha Brenda Castro Silva, Carla Andrea Avelar Pires, Cláudia Marques Santa Rosa Malcher, Elane Borges do Rosário

Resumo


Introdução: Atualmente, existe uma preocupação constante em relação ao controle da Diabetes Mellitus tipo II, exatamente pelo fato desta doença gerar uma elevada incidência de mortalidade, atingir um grande número de pessoas e envolver altos custos em seu tratamento.

Objetivos: Relatar a experiência de um grupo de acadêmicos de variados cursos da área da saúde, na promoção de informações relacionadas à diabetes tipo II, através da educação em saúde em uma comunidade da cidade de Ananindeua-PA.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de uma estratégia educativa acerca da Diabetes Mellitus do tipo II, feita na forma de exposição dialogada, utilizando-se de um álbum seriado. A atividade foi realizada durante a execução de ações do PET-SAÚDE, que aborda temas voltados à educação em saúde em uma Estratégia Saúde da Família na periferia de Ananindeua – PA. O recrutamento dos ouvintes foi feito enquanto estes aguardavam pelas consultas médica e/ou de enfermagem na sala de espera. Após a exposição do álbum seriado, os ouvintes foram questionando sobre suas dúvidas em relação à diabetes tipo II.

Resultados: A educação em saúde é um importante instrumento de prevenção que auxilia os pacientes na realização do autocuidado. Esta experiência tem proporcionado um aprendizado aos usuários, os quais vêm demonstrando boa adesão as orientações recebidas, e maior participação nas atividades propostas no posto, bem como os acadêmicos, que além da vivência prática e do contato real com a comunidade, ficam frente a necessidade de obter um maior embasamento teórico para poder repassar de forma mais adequada aos pacientes. Estas atividades e ações ultrapassam as atividades realizadas pela Estratégia Saúde da Família, colocando a universidade e comunidade frente às reais condições de saúde da população.

Conclusão ou Hipóteses: Foi oportuno o aprendizado através da experiência que o grupo de discentes obtiveram com os ouvintes, uma vez que a construção do conhecimento não é unipolar, ou seja, a troca de saberes ocorre de forma simultânea. E ainda contemplar o aprendizado dos alunos no processo de construção do conhecimento em pesquisa.


Palavras-chave


PET-Saúde; Diabetes

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.