Intervenção psicológica: a experiência de estágio no NASF

José Renato Ferreira da Cunha, Josilene Alves, Angela da Costa Almeida, Poliana Patrício Aliane

Resumo


Introdução: A Estratégia da Saúde da Família reorienta o modelo de Atenção Primária à Saúde e é caracterizada como porta de entrada do SUS, que se fundamenta no direito à saúde e na equidade do cuidado. É com a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF, com estratégias como o apoio matricial e o Projeto Terapêutico Singular que o psicólogo contribui no cuidado integral às famílias e aos sujeitos.

Objetivos: Observar e acompanhar a atuação da equipe do NASF; Observar a articulação multiprofissional; Aprender a atuação do psicólogo do NASF e sua função de apoio matricial junto às equipes de saúde da família; Acompanhar e participar dos atendimentos e das visitas domiciliares.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Durante o estágio desenvolvido no último ano do Curso de Psicologia, da Universidade Paulista - UNIP, denominado “Atuação Psicológica no Contexto de Atenção à Saúde”, foi possível a atuação de estagiário junto às Unidades de Saúde da Família (USF), bem como o acompanhamento das atividades desenvolvidas pela equipe do NASF. O presente trabalho contempla o relato da experiência de acolhimento domiciliar junto a uma família que apresentava como demanda, alterações do comportamento do filho adolescente de 12 anos e as dificuldades dos pais em relação ao manejo de uma grave doença (neurofibromatose, com neoplasia em encéfalo, tireoide e nervos) da filha de 16 anos.

Resultados: Foram realizadas visitas domiciliares pelo agente comunitário de saúde acompanhado pela psicóloga, terapeuta ocupacional e psiquiatra do NASF em diferentes momentos, tendo-se realizado escutas e orientações aos membros da família. As ações promovidas visaram o fortalecimento e a construção do diálogo como suporte à fase de adoecimento de um familiar, bem como a adoção de estratégias para o manejo do comportamento do filho. O caso foi discutido em reunião do NASF e com a equipe de saúde da família para melhor compreensão e promoção do cuidado continuado na UESF, além de sugestão de encaminhamento do filho adolescente para seguimento psicoterápico com finalidade de elaboração de luto.

Conclusão ou Hipóteses: A atuação interdisciplinar propiciou troca de informações, discussões e reflexões sobre o caso. Percebeu-se a articulação entre a equipe de saúde e o NASF para promoção do cuidado integral à família. A participação do estagiário no NASF possibilitou a compreensão da importância da atuação do psicólogo e do apoio matricial oferecido à equipe, colaborando, assim, para a formação acadêmica.


Palavras-chave


Psicologia; NASF; Estratégia de Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.