Gestão da educação na saúde no município de Amapá: um estudo descritivo

Nailane Ribeiro, Antônia Costa Andrade, José Edvaldo Nogueira Rodrigues, Zairo Oliveira de Moraes

Resumo


Introdução: Este trabalho apresenta uma análise descritiva da Gestão do trabalho e da Educação na Saúde no município de Amapá, enfocando a gestão da educação na saúde descrevendo suas respectivas atribuições, estrutura e limitações sobre o funcionamento desse setor dentro da secretaria municipal de saúde do município estudado.

Objetivos: Como se apresenta a gestão da educação na saúde no município de Amapá. Quais suas respectivas atribuições, estrutura e limitações sobre o funcionamento desse setor dentro da secretaria municipal de saúde do município estudado.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A metodologia utilizada nesse estudo foi descritiva-analítica com abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de análise do estudo os dados obtidos através da resolução dos “exercícios de enlace” utilizados como instrumentos de investigação junto aos funcionários ou gestores responsáveis pelo setor/departamento de recursos humanos na secretaria de saúde, técnica essa utilizada em todo desdobramento do curso de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. A sistematização dos dados serviu como base para elaboração de um diagnóstico situacional das estruturas de gestão da educação na saúde na secretaria municipal de saúde do município de Amapá.

Resultados: Os resultados mostraram fragilidades do setor, ausência de programa de formação permanente, bem como limitação orçamentaria e financeira para investimento educativo/formativo dos trabalhadores da saúde da região.

Conclusão ou Hipóteses: Espera-se que este trabalho de pesquisa seja materializado para além de meramente trazer informações acadêmicas, que possa servir de instrumento reflexivo aos gestores sobre a situação descrita do município e possam melhorar a eficiência e eficácia do setor de educação na saúde o que impactará diretamente nos serviços de saúde prestados para sociedade.


Palavras-chave


Saúde; Gestão da Educação na Saúde; Formação Permanente

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.