Crianças saudáveis: uma peça de teatro como ferramenta de aprendizado em saúde

Luciana Barros Alkimin, Eliane Cristina Santos, Zaine Hoaick Piratello, Rita de Cássia Mendonça, Murilo Moura Sarno

Resumo


Introdução: Com a intenção de fomentar a educação ambiental nas equipes da Estratégia Saúde da Família, os integrantes da equipe B, da ESF - UBS Cambuci, desenvolveram de forma coletiva uma peça de teatro sobre os cuidados contra a Dengue, voltada para as crianças residentes no bairro da escola municipal vizinha à Unidade Básica de Saúde.

Objetivos: Promover processo de formação em educação ambiental às equipes da ESF por meio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis para elaboração e aplicação de atividades lúdico-pedagógicas a diversos públicos como ferramenta estratégica para a promoção de saúde na área de abrangência da UBS.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Após mapeamento das escolas da região, escolheu-se a EMEI Regente Feijó como escola-piloto para a aplicação do projeto por estar localizada ao lado da UBS, por ter crianças de 05 a 06 anos pertencentes às famílias cadastradas na ESF e pela possibilidade de inclusão do tema “educação para a sustentabilidade”, sendo o combate à Dengue a atividade realizada em 2012. O roteiro da peça foi elaborado coletivamente pela equipe, baseando-se em fatos ocorridos nas visitas domiciliares. Houve a criação de paródia da canção "Ai se eu te pego" com o intuito de tornar mais didática a apresentação dos procedimentos corretos para evitar proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Resultados: Foram realizadas reuniões de discussão, planejamento do roteiro, ensaios e preparação do cenário (com material reciclado) feito pelas agentes comunitárias, enfermeira e agente de promoção ambiental. Conforme planejado, foram realizadas 02 apresentações da peça de teatro: "Assim a dengue acaba" para as crianças matriculadas na escola. Estiveram presentes nas apresentações 140 crianças da turma da tarde, no dia 26 de junho, e 140 crianças do período da manhã, no dia 16 de agosto. A construção coletiva destas atividades propiciou aumento na conscientização e empoderamento das agentes comunitárias de saúde a respeito do tema, refletindo nas atuações diárias em suas visitas domiciliares.

Conclusão ou Hipóteses: As atividades preparatórias e a realização da peça auxiliaram no processo de aproximação da equipe com a escola, e de melhoria na união entre as agentes comunitárias das outras equipes, que se incorporaram gradualmente ao processo de construção da peça, o que tem servido de estímulo para novas ações inter equipes e com os instrumentos sociais do bairro, no ano de 2013.


Palavras-chave


PAVS; Agentes Comunitárias; Educação.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.