Programa saúde e cidadania:um programa de extensão universitária multiprofissional

Victor Ripardo Siqueira, Rosana Correia Pimentel

Resumo


Introdução: O Governo Federal sempre busca gerar emprego e superar a pobreza. Nesse contexto, o Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Amazonas criou o Programa Saúde e Cidadania,extensão universitária voltada para ações de promoção de saúde no interior do Amazonas através da participação de acadêmicos de medicina e a equipe da residência multiprofissional em saúde.

Objetivos: Relatar quais foram as atividades desenvolvidas pelo Programa Saúde e Cidadania no ano de 2012, nos três municípios do Amazonas: Urucurituba, Itapiranga e Silves.

Metodologia ou Descrição da Experiência: São utilizadas metodologias ativas nas abordagens, sempre partindo dos conhecimentos prévios da população, desenvolvendo uma troca de saberes técnico-científicos e populares, entre estudantes e comunitários, a fim de desenvolver a autonomia da comunidade nos cuidados com a saúde. O Programa Saúde e Cidadania é dividido em quatro eixos estruturantes: Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças; Saúde da Mulher; Acesso, qualidade e continuidade dos cuidados do Sistema Único de Saúde; e Alimentação Saudável. Para cada um destes, foram determinados objetivos, ações, público-alvo, indicadores e metas.

Resultados: Os resultados iniciais do programa nos três municípios foram: a capacitação dos agentes promotores de saúde, que discutem em um programa de rádio os determinantes sociais de saúde da comunidade; a implantação do grupo de gestantes e de mulheres que debatem temáticas da saúde da mulher. Foram realizadas, também, oficinas nas escolas, com pais e cozinheiras, abordando temáticas de preparo de alimentos regionais amazônicos de maneira saudável.O ponto culminante do Programa foi a realização da chamada “Feira da Saúde”,uma atividade lúdica de promoção de saúde, na qual a população foi abordada diretamente e orientada a respeito de assuntos como educação no trânsito,nutrição e saúde da mulher.

Conclusão ou Hipóteses: É na extensão universitária que se concretiza a possibilidade de interferência e mudança social na vida de um indivíduo, sendo um norteador da articulação entre a universidade e a comunidade. Neste sentido, o Programa busca a formação de profissionais competentes capazes de atuar em uma equipe multiprofissional com resolutilidade e sensíveis aos determinantes sociais de saúde da comunidade.


Palavras-chave


Amazonas; Participação Comunitária; Educação Continuada

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.