Relato de campanha regional vinculada ao contexto do Movember em Belém, PA

Daniel Santos Rocha Sobral Filho, André Marcellino Tavares da Silva, Marcos Antonio Neves Noronha

Resumo


Introdução: O Movember é um movimento iniciado em 2003 na Austrália, que visa atentar o homem para a atenção necessária ao alcance da integralidade de sua saúde. Segundo dados do IDB 2011, entre as maiores causas de óbito do gênero masculino estão as causas externas, totalizando 118.192 mil homes em 2010. Além disso, figuram entre as principais causas de morte patologias que podem ser prevenidas e tratadas.

Objetivos: Visto o contexto social, é importante relatar ações integrantes da atividade mundial do Movember, como a realizada em Belém, no comércio local e na Praça da República, em 2012, com o objetivo de difundir ações positivas do movimento.

Metodologia ou Descrição da Experiência: No dia 23 de novembro de 2012, foram capacitados estudantes de Medicina, por meio da rápida explicação do que constituía o Movember, da necessidade da Atenção Primária à Saúde do homem e do acompanhamento médico, mediante orientações de um comitê local da UFPA vinculado à OMS. Em seguida, preparou-se o material utilizado durante a ação em dois locais de Belém: Praça da República e Ver-o-Peso (comércio local da cidade). Foram preparados panfletos contendo informações referentes ao câncer de próstata, além de bigodes feitos com cartolina. Tais bigodes constituíram-se como meio para chamar atenção dos transeuntes. Foram entregues, também, fitas azuis que, como o bigode, representam o movimento.

Resultados: Durante a ação realizada, percebeu-se a falta de cuidados de saúde básicos na população masculina. Muitos dos abordados desconheciam a eficácia de medidas importantes para a manutenção da qualidade de vida, como o exame de toque retal para detecção do câncer de próstata. Muitos deles relataram, ainda, ter preconceito ao procurar o médico, expressando frases como “vou ao médico para sair de lá mais doente”, ou “não vou levar dedada”. Dessa forma, os alunos explicaram a importância da realização de vários exames, na tentativa de desmistificar tal pensamento. Ao término da explanação, foi entregue a fita azul do movimento, representando o apoio das pessoas à causa defendida.

Conclusão ou Hipóteses: Os altos índices de mortalidade no gênero masculino refletem a necessidade de implementar estratégias de prevenção e promoção da saúde. Entre estas, conclui-se ser de suma importância a realização de ações de difusão de informações, como o Movember, e a divulgação de suas estratégias e resultados.

 


Palavras-chave


Movember; Homem; Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.