Contribuições: melhoria de qualidade de vida para pacientes da melhor idade

Andrea Gioconda de Sá Freire Migliani, Leila Regina Lelis Neves, Carla Silva, Vânia Oliveira, Regina Abreu

Resumo


Introdução: Nos últimos anos, vem-se observando o aumento da prevalência de pessoas idosas na população em geral. No Brasil, estatísticas mostram que somos 10º país na classificação mundial de pessoas idosas. Estimativas evidenciam que em 2028, seremos a 6ª posição com aproximadamente 32 milhões de pessoas nesta faixa etária.

Objetivos: Promover ações que possibilitem o envelhecimento saudável, relacionadas as necessidades deste grupo, com a manutenção e melhoria ao máximo, da capacidade funcional dos idosos, a partir do cadastro de famílias da Estratégia de Saúde da Família, enfatizando a prevenção,recuperação e a reabilitação.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A Equipe de Estratégia de Saúde da Família do Centro Municipal de Saúde Jorge Saldanha Bandeira de Mello visando o incremento de ações para a saúde do idoso iniciou em setembro de 2012 o projeto “Melhor Idade” constituído pela equipe multiprofissional.

Resultados: Observou-se mudança na qualidade no conceito de saúde do idoso, levando a maior interação entre as equipes da Estratégia de Saúde da Família e os idosos acompanhados.

Conclusão ou Hipóteses: A assistência aos pacientes idosos deve incorporar dados sociais, encorajar a denúncia de maus tratos, estabelecer vínculo de modo a servir de referência para o idoso acompanhado para que as equipes da Estratégia de Saúde da Família possam atuar na prevençã,promoção, tratamento e reabilitação de agravos.


Palavras-chave


Cuidado Individual; Capacitação; Epidemiologia.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.