Perfil do IMC de pessoas atendidas em uma praça pública de Belém - PA

Jéssica Antonia Nunes Gomes, Sylvia Regina Vasconcellos de Aguiar, Sheila Barbosa Paranhos, Denise da Cunha Nascimento, Ana Paula Anunciação Borges

Resumo


Introdução: Obesidade é uma doença gerada a partir do balanço energético positivo, que provoca acúmulo de gordura e outros riscos à saúde, devido sua relação com várias complicações metabólicas. Para ser medido o nível de obesidade da população, é recomendado o índice de massa corporal (IMC), que é mensurado a partir da relação entre peso e altura ao quadrado e é expresso em Kg/m2.

Objetivos: Verificar o perfil do IMC apresentado por adultos e idosos atendidos em uma praça pública de Belém – Pará, pelos Projetos de Monitoria: Assistência de Enfermagem à Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e Compartilhando o Ensino-Aprendizagem em Enfermagem Pediátrica.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo epidemiológico, transversal, descritivo, quantitativo, realizado em uma praça pública em Belém/PA em 27 de maio de 2012. Foram incluídos adultos (20 a 59 anos) e idosos (a partir de 60anos), de ambos os sexos, que manifestaram interesse em participar do estudo, assinando o Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Os dados sócios econômicos foram coletados através de questionário e o peso e a altura foram verificados conforme Protocolo do Ministério da Saúde do Brasil, respeitando parâmetros para cada grupo etário (Adulto/Idoso). Os dados foram analisados por estatística descritiva simples e apresentados através de tabelas e gráficos.

Resultados: Do total de 149 indivíduos entrevistados 64,43% (96) eram do sexo feminino, 35,57% (53) do masculino. Dos pesquisados, 67,11% (100) tinham de 20 a 59 anos e 32,89% (49) 60 anos ou mais. Com relação aos IMCs dos adultos 38% (38) estavam dentro dos parâmetros de normalidade e 34% (34) apresentaram sobrepeso. A obesidade foi detectada em 28% (28), dos quais 75% (21) encontravam-se em obesidade I, 17,86% (5) em obesidade II e 7,14% (2) em obesidade III. Já os idosos 67,35% (33) não apresentavam a doença e 20,41% (10) apresentaram sobrepeso. Eram obesos 12,24% (6), dos quais 66,67% (4) encontravam-se em obesidade I, 33,33% (2) em obesidade II e nenhum idoso apresentou obesidade III.

Conclusão ou Hipóteses: Grande parte da população encontra-se caminhando para a obesidade ou com a mesma já instalada, ou seja, esta população está sujeita a riscos a saúde corporal e mental. Sendo assim, a realidade mostra aos profissionais a necessidade de inserir este assunto em suas propostas educacionais com a comunidade. E os resultados ainda refletem a pouca participação masculinas nas práticas de saúde.

 


Palavras-chave


Índice de Massa Corporal; Obesidade; Adulto; Idoso; Obesidade; Idoso

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.