Perfil das teleconsultorias dermatológicas realizadas pelo telessaúde Amazonas no âmbito da APS

Israel Silvestre de Oliveira Mendonca, Pedro Máximo de Andrade Rodrigues, Ricardo César Garcia Amaral Filho, Carol Naiandra Alencar Pires, Roger Artur da Cunha Alves

Resumo


Introdução: A Telemedicina representa uma importante estratégia de suporte à Atenção Primária em Saúde (APS), melhorando a assistência e reduzido custos, além de auxiliar o processo de investigação dos problemas de saúde e gerar diagnósticos e condutas corretas. Neste trabalho buscou-se caracterizar o perfil das teleconsultorias dermatológicas encaminhadas ao Polo de Telemedicina da Amazônia.

Objetivos: Analisar a prevalência e os aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos de pacientes diagnosticados com doenças dermatológicas, por meio de teleconsultorias no período de janeiro a dezembro de 2011 no Polo de Telemedicina da Amazônia (PTA-AM).

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e retrospectivo, com a recuperação de dados sobre os aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos com informações relativas ao sexo, idade, local de residência, aspectos clínicos das lesões cutâneas e tipo de tratamento inicial dos pacientes inclusos na pesquisa. Os dados foram coletados no Ambulatório Virtual, sistema de registros eletrônicos, encaminhamentos e resposta dos casos clínicos. Foram inclusos na pesquisa, casos teleconsultados no período de janeiro a dezembro de 2011 no PTA-AM, e exclusos os casos teste e com outras doenças não dermatológicas.

Resultados: A prevalência foi (n = 50,14,4%) de doenças dermatológicas, sendo o sexo feminino (n = 26, 51%) mais comum. A média de idade foi de 35,4 anos. O município que mais demandou foi São Gabriel da Cachoeira - Am, (n = 15, 30%). As condutas iniciais dos profissionais solicitantes foram as seguintes: não informado (n = 22, 45%), não realizado (n = 11, 23%), e corticoterapia sistêmica (n = 3, 6%). A manifestação clínica mais destacada foi o prurido (n = 13, 22%), seguida de manchas hipocrômicas (n = 8, 14%). Os dados levantados confirmam a revisão de literatura médica, com prevalência de dermatopatias nos serviços de APS em todo o mundo (em torno de 10 a 36,5% das consultas).

Conclusão ou Hipóteses: A Telemedicina pode oferecer apoio ao diagnóstico e conduta, por meio de segunda opinião em Dermatologia. A pesquisa permitiu traçar um perfil epidemiológico dessa demanda no Polo de Telemedicina da Amazônia, evidenciando a prevalência da dermatologia nos atendimentos médicos da Saúde da Família no Interior do Estado do Amazonas, atendidos pelo Polo de Telemedicina da Amazônia.

 




Palavras-chave


Dermatopatias; Telessaúde; Atenção Primária à Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.