O agente comunitário de saúde e as repercussões no seu trabalho

Luciano Almeida dos Santos Filho, Maria Irismar de Almeida, Renato Souza de Oliveira, Lucivânia Gomes Lopes, Daniele Rocha de Farias Marques

Resumo


Introdução: O Agente Comunitário de Saúde é responsável por apreender as potencialidades da comunidade, bem como dos problemas nela existentes, introduzindo novas alternativas, sem que, para isso, sejam negadas a cultura e a vivência dessa comunidade. Os agentes comunitários de saúde representam um elo entre a equipe profissional e a comunidade.

Objetivos: Identificar as dificuldades enfrentadas por Agentes Comunitários de saúde frente ao trabalho.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em maio e junho de 2012, em três unidades básicas de saúde, do município de São Gonçalo do Amarante-CE, localizados na região do sertão, da zona rural. Teve como sujeitos 18 agentes comunitários de saúde que estão vinculados aos centros de saúde. As informações foram coletadas mediantes reuniões mensais e analisadas por meio de identificação e codificações dos dados expostos. Utilizou-se de entrevista semi-estruturada, seguindo um roteiro pré-estabelecido. A presente pesquisa foi apreciada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, com obtenção de parecer favorável.

Resultados: Foram entrevistados 15 agentes comunitários de saúde, conforme critérios de inclusão e exclusão. As respostas foram interpretadas mediante análise de conteúdo, demonstrando-se satisfações e insatisfações destes trabalhadores, e de onde emergiram as seguintes categorias: atuação junto à população; dificuldades nas atividades diárias; mudanças no trabalho e melhorias no trabalho. Percebe-se ao analisar as falas, em sua maioria a boa interação, o respeito e o espaço adquirido com a população. Diante das falas apresentadas pode-se perceber a forte condição que estes profissionais colocam quando relatam que se expõem ao sol, relacionando a carga horária.

Conclusão ou Hipóteses: Diante desses resultados, fica evidente a necessidade de estratégias voltadas para uma melhor condição de trabalho de forma holística e capaz de traçar medidas na busca da qualidade de vida destes profissionais. Para tanto, foi identificado que, os principais problemas encontram-se devido à exposição diária ao sol que pode ocasionar complicações e danos irreversíveis a saúde.

 



Palavras-chave


Agente Comunitário de Saúde; Trabalho; Atenção Básica à Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.