Importância do conhecimento do território no planejamento de ações em saúde bucal

Paula Molina Nogueira, Luiza de Marilac Resende

Resumo


Introdução: Conhecer o território é essencial em saúde pública e a territorialização é um pressuposto básico do Programa de Saúde da Família e está em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, como regionalização e descentralização. Este conhecimento se faz de diferentes formas como a geográfica, bem como um “território processo”, este em permanente construção, produto da dinâmica social.

Objetivos: Descrever o planejamento de atividades em Saúde Bucal, a partir do conhecimento prévio do território.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O Centro de Saúde aqui referido faz parte do Distrito Sanitário Oeste, Belo Horizonte/MG, com aproximadamente 9.000 habitantes adscritos; caracterizado em médio e elevado risco de vulnerabilidade a saúde. A atividade a ser descrita se refere ao conhecimento do território visando o seu enfoque geográfico bem como “território processo”. As informações são obtidas pelo sistema de informação da prefeitura; participação em reuniões do conselho local e de Equipe de Saúde da Família; visitas domiciliares e escuta a usuários; tudo isto se interligando para que a dinâmica do território possa ser evidenciada, o que formará a base das atividades a serem elaboradas e posteriormente desenvolvidas.

Resultados: A assistência e atenção em Saúde Bucal ficam mais humanizadas e eficazes, quando as atitudes sugeridas pela equipe são compatíveis com a condição de vida das pessoas; isto favorece uma adesão maior ao que foi proposto a indivíduos e famílias, sendo ações viáveis para seu contexto, considerando a sua realidade. Na referida unidade de saúde, tal adesão pode ser identificada de forma indireta, por meio de resposta positiva dos indivíduos como baixo índice de absenteísmo às consultas e relatos espontâneos de usuários sobre sua satisfação com o atendimento.

Conclusão ou Hipóteses: Informações quanto à área de atuação da unidade favorece a interação da equipe com o território e sua responsabilização por ele. Facilita identificar necessidades de intervenções individuais e coletivas com abordagem multidisciplinar;sendo essencial para definir estratégias de ação que sejam coerentes com a situação local e com as demandas dos residentes, respeitando seu contexto e peculiaridades.


Palavras-chave


Território; Planejamento; Saúde Bucal

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.