Descarte de resíduos uma questão de conscientização e formação continuada

Lais Helena Rescinho Macambira, Ana Claudia da Silva Ribeiro, Ana Paula da Silva Ribeiro, Jéssica Tuany Pereira Almeida, Maryene Wilde Alves Melo

Resumo


Introdução: Os resíduos químicos, biológicos e/ou radioativos gerados pelos serviços de saúde (hospitais, laboratórios, instituições de ensino, centros de pesquisa) quando descartados incorretamente colaboram com o já avançado processo de contaminação do meio ambiente gerando um risco a saúde do trabalhador assim como da população em geral.

Objetivos: Revisar as principais literaturas a respeito dos aspectos educacionais sobre o descarte de resíduos de serviços de saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram revisados artigos publicados em importantes revistas, sites e jornais relacionados ao tema, no período de 2003 a 2011.

Resultados: A partir da leitura do material selecionado foi observado que a falta de um conhecimento mais aprofundado e o descaso com os procedimentos relacionados ao manejo de resíduos é considerado um problema sócio educativo, pois implica em um risco a saúde pública e a degradação ambiental.

Conclusão ou Hipóteses: É importante a formação de um profissional capaz de conduzir perfeitamente todas as etapas do processo de manejo de resíduos de saúde, e esse processo deve ter inicio ainda na graduação.


Palavras-chave


Resíduos; Descarte; Educação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.