Autocuidado como pré-requisito para trabalhar com a comunidade

Maria Luísa Pereira Gomes, Sandra de Azevedo Pinheiro, André Pedroza Francisco, Alice Medeiros Vieira, Alexandre Kirchner Paschoini

Resumo


Introdução: Os participantes da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFC) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, organizados em grupos de cinco a dez integrantes, realizam visitas domiciliares a famílias em condição de vulnerabilidade social. Adotam uma perspectiva pós-moderna para estudar os sistemas humanos e compreendem-se, portanto, como parte deles.

Objetivos: Apresentar a reflexão e a prática da LAMFC sobre o conceito de autocuidado.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Autocuidado relaciona-se à manutenção da integridade física e psicológica do indivíduo/profissional que se insere, a exemplo da LAMFC, em um contexto familiar com dinâmica própria repleta de questões e desafios para enfrentar e resolver. Discutiu-se o tema, inicialmente, entre os grupos de trabalho que realizavam visitas domiciliares semanais. Discussões conjuntas foram conduzidas durante as intervisões (reuniões orientadas por um docente), favorecendo a autorreflexão e estimulando a leitura complementar. Os estudantes assinaram um ‘Termo de responsabilidade’ referente a sua segurança pessoal e a saúde das famílias atendidas ao se comprometerem a participar das visitas.

Resultados: Maior atenção dos estudantes para o autocuidado, ao compreenderem que não estão isolados e insensíveis aos problemas e sofrimentos das famílias visitadas. Através das discussões e compartilhamento de informações, busca-se ajuda para manter a integridade pessoal, a preservação da saúde e também a atenção para aspectos éticos necessários para o desenvolvimento das atividades. Estudar e discutir esse tema contribuiu para o melhor desenvolvimento das visitas e também para a formação acadêmica nos âmbitos pessoal e, futuramente, profissional, uma vez que a reflexão extrapola os limites da relação ‘família visitada-estudante’.

Conclusão ou Hipóteses: A atitude dos estudantes e a assinatura do ‘Termo de responsabilidade’ representou o compartilhamento formal de responsabilidade perante desafios imprevisíveis. Houve ressignificação do conceito de autocuidado, em que o acadêmico ampliou a percepção de seu papel de agente de saúde com a inclusão da autorresponsabilidade.




Palavras-chave


Autocuidado; Visita Domiciliar

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.