Incidência de vulvovaginite em uma unidade básica de saúde de Fortaleza - CE

Larissa Melo Moreira, Lillian Leite Mendonça Escócio, Lean de Sousa Oliveira, Renatta Barbosa Alencar

Resumo


Introdução: Definida como um processo inflamatório e/ou infeccioso que envolve a vulva,paredes vaginais e o epitélio do colo uterino,a vulvovaginite pode ser desencadeada por fatores como a imunodepressão,o coito e o estresse pela alteração dos mecanismos de defesa da região vaginal.Além da causada por fungo,pode-se relatar a vulvovaginite bacteriana, principalmente Gardnerellavaginalis.

Objetivos: Objetivo do estudo é identificar e avaliar a incidência de vulvovaginite na Unidade Básica de Saúde Miriam Porto Motta em Fortaleza/CE,avaliar o perfil da paciente com a doença nesta UBS e buscar possíveis fatores de risco relacionados com a doença,comparando os resultados com a literatura.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo analítico,transversal,prospectivo e de abordagem quantitativa,realizado com base em coleta de dados na Unidade Básica de Saúde,Regional II de Fortaleza.Foram aplicados questionários pela equipe do estudo às usuárias do serviço (n=46),que se foram ao consultório para realização de exames preventivos.Todas assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.O período de estudo foi de Agosto/2012 a Janeiro/2013.O questionário é composto por 12 perguntas,em que foram feitas análises estatísticas no programa EpiInfo versão 3.5.2, juntamente com os posteriores resultados dos exames.

O trabalho foi submetido à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Christus.

Resultados: Os resultados evidenciaram que entre as mulheres participantes do estudo, n=46, a faixa etária mais recorrente foi 18 a 35 anos (54,3%). O diagnóstico por meio do exame citopatológico do colo do útero evidenciou a prevalência de vulvovaginite em 100% das pacientes, sendo o agente causador mais incidente a Gardnerellavaginalis(47,82%). A presença de corrimento foi relatada por 32 (69,5%) das mulheres ea maioria com aspecto amarelo esverdeado (54,8%)e o sintoma mais relatado foi o prurido vaginal (50%).

Conclusão ou Hipóteses: Encontra-se alta prevalência de vulvovaginite nas mulheres que realizaram prevenção na UBS,devido a presença de fatores de risco,como falta de educação sexual e higiene,fatores anatômicos e uso incorreto de absorventes diários.Resultados apontam prevalência de Gardnerellavaginalis.Espécies como Candidasp foi pouco evidente.Com isso,observa-se que os resultados são fiéis aos da literatura recente.


Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.