Estudo da prevalência de doenças dermatológicas em uma escola pública de Ananindeua

Francisco Hepaminondas Abreu de Moraes, Jocyane Souza de Andrade, Julio Cesar Branco Furtado Junior, Eva Sthefane Bandeira Marinho, Carla Andréa Avelar Pires

Resumo


Introdução: : Embora acredita-se que a prevalência de dermatoses nas crianças dos países em desenvolvimento seja muito alta, há poucos relatos epidemiológicos sobre esse assunto, o que prejudica o planejamento das ações de saúde.

Objetivos: Realizar educação em Saúde e busca ativa de casos de dermatoses na faixa etária escolar em uma escola pública do município de Ananindeua, Pará.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizado um estudo transversal, pelo Grupo PET Saúde-UFPA do PSF Stélio Maroja, na Escola Municipal Antônio Teixeira Gueiros, em novembro de 2011. Realizaram-se ações de Educação em Saúde por meio de palestras com cartazes sobre varias dermatoses para um publico de 300 estudantes. Foram realizadas consultas dermatológicas em 55 alunos que apresentavam algum tipo de mancha e outros sinais e sintomas que sugerisse uma dermatose. Foram aplicados questionários sócio demográficos, sendo que todos os pacientes receberam com orientações e conduta.

Resultados: O perfil sócio demográfico dos 55 alunos participantes do estudo mostrou predominância do gênero feminino (64%), idade de 12 a 13 anos (35%), dentre estes 55 alunos foram identificados vários casos de Ptiríase Alba (42%), Ptiríase Versicolor (31%), Dermatose Atópica (22 %), Nevo melanocítico (5 %), Eczema (4%), Dermatofitoses (2 %) e Larva migrans (2%), além de um caso de Hanseníase (2%). O paciente com hanseníase encontrava-se na forma clínica Tuberculóide. A Face (49%) e MMSS (45%) foram as principais regiões do corpo com lesões. Quanto a procedência dos alunos a maioria deles residem na invasão Nova Esperança (34%) situada no município de Ananindeua.

Conclusão ou Hipóteses: Considerando-se o pequeno tamanho amostral e o número significativo de diagnóstico de dermatoses entre os escolares, torna-se necessário compreender através de pesquisas científicas a real prevalência de dermatoses entre os escolares das escolas brasileiras para melhor direcionamento de ações educativas e de prevenção de dermatoses na infância.




Palavras-chave


Doenças dermatológicas; Estudantes; Dermatoses em Estudantes

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.