Estratégia Saúde da Família na saúde suplementar: resultados de Belém - Pará

Elaine Cristina Silva dos Reis, Cristina Ortiz Elmescany, Cássia Maria da Silva Moraes Néco

Resumo


Introdução: A Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI) trabalha desde 2003, com a Estratégia Saúde da Família (ESF) para estruturar a atenção primária e a coordenação dos cuidados nos seus Serviços Próprios. Operacionalizando na Grande Belém a partir de 2005. No âmbito nacional, possui 142 equipes e 163.746 participantes.

Objetivos: Mostrar os resultados de maior relevância nos 3.704 participantes cadastrados em 03 equipes na ESF da CASSI Belém/PA, decorrentes da Coordenação de Cuidados das Equipes multiprofissionais que os atendem.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Os dados foram obtidos a partir do sistema de informação da CASSI e agrupados com a finalidade de verificar a evolução de saúde da população em questão, no período de janeiro a dezembro de 2012.

Resultados: Atualmente a população é composta: 14,12% de crianças, 67,36% de jovens/adultos e 18,52% de idosos (>= 60 anos). Destaca-se nas informações da população que os hipertensos correspondem hoje a 12,80% e os diabéticos, 5,07%. Dentro deste grupo é importante ressaltar que 62,08% dos hipertensos encontram-se controlados e 39,57% de diabéticos, compensados. É relevante considerar a população que possui os agravos citados em ajuste de 22,88% para os hipertensos e 13,37%, diabéticos, visto os parâmetros considerados padrões de normalidade.

Conclusão ou Hipóteses: Através das informações analisadas na ESF da CASSI Belém/PA observou-se que o serviço oferece alta qualidade no cuidado à população cadastrada e como resultado impactante verificou-se a melhoria na condição de saúde de sua população, assim como potencializou o papel da Estratégia Saúde da Família no setor privado na região em questão.




Palavras-chave


Avaliação de Resultados; Saúde Suplementar; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.