Ações de incentivo ao aleitamento materno no PET Maringá

Berenice Pelizza Vier, Christyna Beatriz Aparecida Genovez, Zilda Farias Martins, Simone Aparecida de Mello, Vivian Pereira Cabral

Resumo


Introdução: O Aleitamento Materno é a mais sábia estratégia de vínculo e nutrição e constitui ação econômica e eficaz na intervenção para redução da morbimortalidade infantil. A implementação das ações de proteção e promoção do aleitamento materno depende de esforços coletivos intersetoriais e constitui enorme desafio para o sistema de saúde.

Objetivos: Proporcionar aos alunos conhecimentos a respeito do Aleitamento Materno(AM) para uniformizar as informações ao esclarecer e acompanhar gestantes e puérperas da Unidade Básica de Saúde(UBS) e orientar e direcionar ao atendimento de referência quando apresentarem complicações nas mamas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Um curso de manejo clinico da lactação foi pré requisito ao início das atividades com gestantes e puérperas da UBS do Mandacaru. A carga horária foi de 12 horas de teoria, onde foram abordados os assuntos: Aleitamento Materno – Uma Prioridade Mundial; Vantagens; Mitos/Tabus e Saber Popular; Composição do Leite Humano; Anatomia e Fisiologia da Mama; Assistência à Gestante no Pré-natal; Principais Problemas da Amamentação; Manejo da Lactação: ordenha, pega/posição ; Os malefícios da chupeta e mamadeira; Drogas e Doenças infecto contagiosas na amamentação. E mais 4 horas de Aula Prática para aprender técnicas de copinho, de ordenha manual e de pega e posição.

Resultados: Participaram do curso 30 alunos. O grupo resolveu atuar de forma coletiva nos grupos de gestantes em ações de estímulo ao Aleitamento Materno e como atividades específicas ficaram : a Medicina e o impacto da amamentação sobre o sistema fisiológico . Os exercícios que podem ser feitos para melhorar a saúde das gestantes com a Educação Física. Exames sobre o teste de acidez do leite armazenado pela Biomedicina. Remédios e posologias para gestantes com a Farmácia. A Odontologia com a influencia da amamentação no desenvolvimento da ossatura e musculatura bucal, e o estimulo a respiração nasal. E o acompanhamento da gestante e os cuidados gerais que devem tomar são abordados pela Enfermagem.

Conclusão ou Hipóteses: O curso foi muito proveitoso, muitas dúvidas e paradigmas foram esclarecidos fato importante para atividades em grupos multidisciplinares que permitindo ao aluno discutir com outras áreas de conhecimento cria um grupo com opiniões diferentes mas que compartilha dos mesmos ideais propiciando a elaboração de ações possíveis de promoção à Saúde Pública nas diversas áreas de atuação profissional.


Palavras-chave


Aleitamento Materno; Grupos Multidisciplinares; Morbimortalidade Infantil

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.