Análise dos indicadores relacionados à saúde infantil no âmbito da Atenção Primária

Adna de Araújo Silva, Magda Moura de Almeida Porto, Raphaele Cristina Aragão de Vasconcelos, Rebeca Juliana Macedo Martins, Rosa Maria Mesquita Leite

Resumo


Introdução: A Atenção Primária à Saúde possui como uma de suas atribuições o acompanhamento de todas as crianças presentes no território, por meio de ações de promoção à saúde, prevenção de agravos e de assistência à criança, pressupondo o compromisso de prover qualidade de vida para que a criança possa crescer e desenvolver todo o seu potencial.

Objetivos: Objetivou-se analisar os indicadores referentes à saúde da criança no âmbito da Atenção Primária.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo quantitativo, de caráter descritivo, realizado no banco de dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), da Secretaria Executiva Regional VI (SER VI), de Fortaleza-CE. Foram analisados os principais indicadores relacionados à saúde da criança em 20 Centros de Saúde da Família (CSF), no período de janeiro a dezembro de 2011, sendo os resultados analisados a partir de gráficos, por meio de freqüências absolutas e percentuais.

Resultados: Verificou-se que nasceram 3.413 crianças no território da SER VI. Destas, 98,54% foram pesadas ao nascer, sendo que apenas 6,74% apresentaram baixo peso. Das crianças na faixa etária de 0 a 4 meses de idade (1.428), 65,93% receberam aleitamento materno exclusivo. Com relação ao total de crianças na faixa etária de até 2 anos de idade, constatou-se que das 9.151 crianças cadastradas, 83,82% estão com o esquema vacinal em dia. Com relação ao peso, apenas 48,75% das crianças foram pesadas. No que diz respeito às consultas de puericultura, 24.004 crianças, na faixa etária de até 2 anos, foram acompanhadas por médico e/ou enfermeiro.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se que os profissionais da Atenção Primária devem intensificar as ações de promoção à saúde e prevenção de doenças para o público infantil, sobretudo a vacinação, por ser uma ação prioritária, conforme preconiza o Ministério da Saúde, além de intensificar a pesagem das crianças, tendo em vista a importância do peso para avaliação do crescimento e desenvolvimento.




Palavras-chave


Avaliação; Saúde da Criança; Atenção Primária

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.