Programa remédio em casa e a Estratégia Saúde da Família

Lúcia Wong, Daniela Cristina Geraldo

Resumo


Introdução: O programa remédio em casa (PRC) da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS/SP) consiste na entrega domiciliar de medicamentos para portadores de doenças/patologia crônicas estáveis e controladas clinicamente, em acompanhamento nas unidades de saúde.

Objetivos: Garantir o acesso mais efetivo por medicamentos e organizar o atendimento continuo aos portadores de doenças/patologia crônica.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram programados um grupo por cada micro área, semestralmente, com a finalidade de ouvir o lado do paciente, considerar suas crenças em relação a sua doença e até seus preconceitos sobre a forma de tratamento. Isso permitiu compreender o universo no qual eles estão inseridos e conhecer suas preferências. Desta forma fica mais fácil esclarecer as duvidas do paciente e adequar as possibilidades de tratamento as expectativas futuras.

Resultados: Dos 173 participantes do PRC com tempo médio de permanência de 4 anos, da equipe Águia, ESF UBS Eduardo Romano Reschilian – PMSP. Houve diminuição da procura espontânea de encaixe ao atendimento médico (70%) em relação aos não participantes do PRC.

Conclusão ou Hipóteses: Conhecer as particularidades de cada individuo no aspecto físico psíquico e social, permite melhor valorização dos sinais e sintomas determinando melhor relação custo efetividade das intervenções planejadas.



Palavras-chave


Remédio; Programa; Estratégia

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.