Prevenção câncer do colo do útero: representações sociais na adesão ao papanicolaou

Luciana Pinto Saavedra, Paulo Oscar de Oliveira Langoni, Maristela Michelon

Resumo


Introdução: O Câncer de Colo do Útero é a segunda neoplasia mais comum entre as mulheres no mundo. No Brasil, a taxa de mortalidade apresenta altos índices porque o diagnóstico e os cuidados médicos, muitas vezes ocorrem tardiamente. É importante compreender os motivos que podem interferir na decisão da mulher em realizar ou não realizar a prevenção do câncer do colo do útero.

Objetivos: OBJETIVO: Conhecer os fatores que influenciam na adesão de mulheres atendidas na US Costa e Silva/SSC/GHC à realização do exame preventivo de câncer de colo de útero (CP), identificando seus conhecimentos e crenças.

Metodologia ou Descrição da Experiência: MÉTODOS: Estudo descritivo observacional transversal com abordagem qualitativa e quantitativa. As participantes da pesquisa foram as 561 mulheres que estavam sem registro da coleta do CP e receberam a intervenção do Programa da Saúde da Mulher em 2011 e 2012. O instrumento de coleta de dados foi constituído por entrevista semi-estruturada, diário de campo e observação participante.

Resultados: RESULTADOS: A intervenção teve resultado positivo de 19% no primeiro ano e 14% no segundo ano. Em relação aos conhecimentos, atitudes e prática, as participantes revelaram terem facilidade de acesso e conhecimentos sobre o câncer de colo de útero e o exame de CP. As principais barreiras para a realização do exame relatadas foram descuido, criação, vergonha e preguiça.

Conclusão ou Hipóteses: CONCLUSÕES: Os profissionais da saúde devem levar em conta as vivências das mulheres durante a realização do exame Papanicolaou. Ressalta-se a importância das intervenções, a fim de obtermos resultados positivos, considerando as crenças e a cultura da população trabalhada.




Palavras-chave


Prevenção de Câncer de Colo de Útero; Saúde da Mulher; Câncer de Colo de Útero

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.