Impressões do idoso quanto à acessibilidade no ambiente peridomiciliar

Mairya Lobo da Silva, Jeandria Brito Teodoro, Suziane Duarte Menezes, Renan Patrick da Silva Miranda, Réia Sílvia Lemos

Resumo


Introdução: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) definiu na NBR 9050:2004 que ‘acessibilidade’ é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos por todos os cidadãos sem qualquer distinção.

Objetivos: Levantar a percepção de idosos que residem no Distrito Administrativo Guamá (DAGUA), Belém/PA, quanto à acessibilidade nas ruas e ambientes que cercam suas residências.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram realizadas visitas em domicilio e em centro de atividades para idosos, o que possibilitou maior interação e conforto para o público idoso. Nos centros de atividades para idosos foram proferidas palestras sobre temas relacionados à saúde física e mental de indivíduos dessa faixa etária. Na pesquisa utilizou-se questionário com perguntas abertas e fechadas, de fácil entendimento, sendo os dados processados e analisados na planilha Excel® 2007.

Resultados: A pesquisa realizada nos limites do distrito DAGUA contou com uma amostra formada por 106 idosos, de ambos os sexos, com idade média de 70 anos. Para 44,3% deste público o espaço urbano do entorno de suas residências não é considerado seguro para locomover-se, enquanto 55,6% afirmam o contrário; 69,4% dos idosos costumam sair de casa para realizar as atividades de vida diária, como comprar mantimentos, ir ao posto de saúde, participar de atividades de lazer e encontros com pessoas da mesma faixa etária.

Conclusão ou Hipóteses: Proporcionar ao idoso a acessibilidade no ambiente que o circunda é importante não apenas para assegurar a sua segurança física, mas também para promover a interação do mesmo com outros indivíduos, uma vez que as barreiras impostas no espaço urbano geram medo de locomoção por espaços antes comuns, dificultando sua socialização, restringindo suas fronteiras.






Palavras-chave


Acessibilidade; Idoso; DAGUA

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.