Violência contra mulher: oficinas desenvolvidas na ESF para educar e prevenir

Ariadna Janice Drumond Morais, Maísa Tavares de Souza Leite, Jessica Amorim Silva, Samira de Alkimim Bastos, Lara Lanusa Santos Nascimento

Resumo


Introdução: A violência contra a mulher é um problema a ser enfrentado pela sociedade, pois ainda é cercado de silêncio e dor. Nesse sentido, foram desenvolvidas ações na Estratégia de Saúde da Família pelos acadêmicos do PET-Saúde acerca da violência contra mulher considerando que esta traz rebatimentos significativos no âmbito familiar, ocorrendo dentro ou fora de casa.

Objetivos: Realizar ações educativas e preventivas para erradicar o acentuado índice de violência contra mulher. Capacitar acadêmicos a realizar ações de intervenção, promovendo uma efetiva integração ensino-serviço-comunidade, de modo que a sociedade se beneficie do conhecimento produzido na academia.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Após aprovação pelo comitê de ética e pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes, desenvolveu-se oficinas por meio da pesquisa-ação com um grupo de mulheres, na Estratégia de Saúde da Família Vila Telma, em Montes Claros-MG, com vistas na promoção de saúde-Cidadania. As mesmas foram realizadas em dez encontros semanais, com temas variados sobre violência contra a mulher, iniciadas em novembro de 2012 e finalizadas em dezembro do mesmo ano.

Resultados: Observou-se a partir das discussões realizadas, que a maioria das mulheres do grupo já presenciaram ou sofreram algum tipo de violência. As mesmas desconheciam a abrangência da Lei Maria da Penha e desacreditavam quanto a sua efetividade. Nesse sentido, muitas afirmaram que as mulheres que sofrem violência não recebem o acolhimento nos serviços e que o agressor geralmente é um familiar, fatores que implicam a não denúncia. Uma vez que parte do grupo era composto pelas agentes de saúde, que atuam na comunidade foi perceptível que elas não estavam preparadas para lidar com o enfretamento da violência contra a mulher ou mesmo orientar as usuárias do território.

Conclusão ou Hipóteses: As ações realizadas representaram crescimento intelectual para as participantes pelo contato com o público alvo, promoveu a interação das mulheres, assim como assimilação dos conteúdos abordados. Dessa forma as atividades contribuíram de forma significativa para capacitar as mulheres a enfrentar e romper com o ciclo da violência na comunidade em que vivem.



 

 


Palavras-chave


Violência; Prevenção; Mulher

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.