A experiência da morbidade materna grave: revisão integrativa

Flávia Azevedo Gomes, Daniela Vitti Ribeiro da Silva

Resumo


Introdução: Os estudos de morbidade materna grave vêm contribuindo para compreender melhor o contexto em que a mortalidade materna ocorre, uma vez que as mulheres sobreviventes podem revelar informações importantes sobre o evento. Sabe-se também que a morbidade materna grave pode acarretar sérios agravos à saúde física e mental da mulher.
Objetivos: Realizar uma Revisão Integrativa sobre o que dizem as mulheres da experiência da morbidade materna grave.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizada busca com palavras-chave: “severe maternal morbidity”, “near-miss” and “maternal” e “qualitative”. Sendo que a última foi utilizada para filtrar os artigos encontrados na base de dados Science Direct. A busca foi realizada nas bases de dados LILACS, PUBMED, CINAHL, EMBASE, SCIENCE DIRECT, SCOPUS e WEB OF SCIENCE. Foram encontrados 1823 artigos, dos quais apenas 16 foram incluídos na primeira análise realizada pela leitura de título e resumo dos artigos encontrados. Ficando apenas 11 artigos após análise criteriosa, através de instrumento específico.
Resultados: Foram incluídos estudos qualitativos e identificadas três dimensões da experiência da morbidade materna grave. A experiência emocional evidenciou a prevalência de sentimentos de medo e culpa vivenciado pelas mulheres. O contexto cultural e socioeconômico mostrou interferir nas práticas de cuidado em saúde, papéis de submissão desempenhados pelas mulheres e dificuldades financeiras também podem agravar a experiência da morbidade materna grave. A falta de cuidado humanizado foi mencionada pelas mulheres como fonte de dúvidas e inseguranças.
Conclusão ou Hipóteses: O acesso aos serviços de saúde e o empoderamento da mulher sobre sua saúde são essenciais para garantir a sobrevivência dessas mulheres. O cuidado humanizado e o acompanhamento posterior também são ferramentas importantes para a superação do evento e possíveis consequências. Sendo importante uma melhor integração entre políticas de saúde e políticas sociais na atenção à saúde materna.



Palavras-chave


Morbidade Materna Grave; Near Miss; Experiência

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.