Relato da implantação do PMAQ-AB na 3ª região de saúde Maracanaú - CE

Simone Dantas Soares, Mariluce Dantas Soares, Rita de Cassia do Nascimento Leitão

Resumo


Introdução: a Atenção Básica, estratégia reorientadora do modelo de atenção à saúde, traz desafios como, a necessidade de repensar o processo de qualidade, acesso e resolutividade dos serviços. Assim, o MS lançou em 2011 o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica-PMAQ-AB, ferramenta importante para as gestões ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade.

Objetivos: relatar a experiência do processo de implantação do PMAQ-AB em uma Região de Saúde do Estado do Ceará – 3ª Região de Saúde/Maracanaú (3ª RS).

Metodologia ou Descrição da Experiência: trata-se de um relato de experiência em uma Região de Saúde do Estado do Ceará, composta por oito municípios: Acarape, Barreira, Guaiúba, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Palmácia e Redenção. A partir da portaria que instituiu, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o PMAQ-AB, a equipe técnica da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde-Maracanaú (3ª CRES) realizou, no período de março de 2012: reuniões de CIR e com as equipes de saúde da família e as coordenações dos municípios da 3ª RS para divulgar, esclarecer e sensibilizar a proposta e todas as etapas do PMAQ; estimular a adesão e oferecer apoio institucional para o desenvolvimento adequado das ações.

Resultados: no período de novembro de 2011, 100% dos municípios que compõem a 3ª RS fizeram adesão voluntária ao PMAQ, com 50% de Equipes de Saúde homologadas neste programa. Dando seguimento as fases do PMAQ, no mês de agosto de 2012 ocorreu na 3ª RS, a avaliação externa – AE (3ª fase do programa), onde os municípios que aderiram ao PMAQ receberam visitas das equipes de avaliadores externos, sendo avaliadas todas as equipes homologadas. Os resultados da AE apontaram a necessidade da indução da ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da Atenção Básica, com garantia de um padrão de qualidade da atenção da totalidade dos municípios e Equipes da Atenção Básica participantes do Programa.

Conclusão ou Hipóteses: diante da experiência vivenciada, concluímos que a implantação do PMAQ possibilitou o fortalecimento das ações na Atenção Básica, bem como a gestão da 3ªRS. O compromisso com a melhoria do acesso e da qualidade; o aperfeiçoamento nos processos de autoavaliação e o estímulo às equipes para desenvolver ações no momento em que desafios forem pactuados devem ser permanentemente reforçados na 3ªRS.


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Serviços de Saúde; Gestão de Qualidade

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.