Cursos introdutórios para profissionais de saúde: é possível inovar?

Denise Vianna Amador, Márcia de Melo Silveira, Maria do Rosário Santos, Maria Elizabeth Oliveira Silva, Silvana Martins Rosa

Resumo


Introdução: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) integra e alinha estratégias de qualificação dos trabalhadores para atuar na lógica da organização dos serviços. O Curso Introdutório realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA/BH) visa à integração do novo trabalhador nos distintos espaços de atuação, inserindo-o ao cotidiano dos serviços de saúde.

Objetivos: Inserir o novo trabalhador nos serviços de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Discutir os direitos e deveres do trabalhador, a missão, a visão, os valores, a história e a estrutura do sistema local de saúde.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O desenho conceitual-metodológico do Curso privilegia conteúdos de interesse da instituição capazes de também adequar às expectativas dos trabalhadores. Pretende-se propiciar a acolhida dos trabalhadores envolvendo os níveis central, distrital e local, da SMSA/BH, além de outros parceiros como a Escola Virtual de Governo (EVG). A carga horária de 12 horas, distribuídas em momentos de concentração e dispersão permite ao iniciante o contato com a realidade concreta da produção do cuidado em saúde.

Resultados: Foram realizados em 2012 sob a coordenação do Centro de Educação em Saúde (CES), 22 cursos com participação de 831 profissionais, sendo 306 Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias.São discutidos, os direitos e deveres do trabalhador, a missão, a visão, os valores, a história e a estrutura do sistema local de saúde.

O incentivo ao sentimento de pertencimento por parte do trabalhador, o comprometimento das pessoas com a organização e a redução do tempo para conhecimento da cultura e dos valores institucionais são privilegiados.

Conclusão ou Hipóteses: Aos novos trabalhadores é ofertada a possibilidade de uma participação crítica e analítica, com o propósito de incentivar a expressão criativa e proativa, possibitando demonstrarem sua disposição em contribuir na construção qualificada do SUS/BH à partir do que foi experienciado durante o Curso Introdutório.

 



Palavras-chave


Trabalhador; Serviço de Saúde; Inserção.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.