Características dos acidentes de trânsito em Ubajara - CE

Kamyla de Arruda Pedrosa, Grijalva Parente da Costa, Alan Márcio Brito Araújo, Patricia Feitoza Santos, Irlanda Pontes de Oliveira

Resumo


Introdução: O Ministério da Saúde propõe através da Política Nacional de Redução de morbimortalidade por Acidentes e Violências, da Política de Estruturação e Implementação Nacional de Prevenção da Violência e Promoção à Saúde e da Política Nacional de Promoção da Saúde oferecer a população assistência à saúde através da prevenção dos acidentes de trânsito.

Objetivos: O objetivo deste estudo foi conhecer as características dos acidentes de trânsito e das vítimas em Ubajara-Ce.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Constituiu-se de um estudo do tipo retrospectivo e analítico. A análise abordou um período de três anos, de 2010 à 2012. A pesquisa foi realizada mediante informações obtidas no Hospital Municipal Francisca Belarmina da Costa (HMFBC) em Ubajara-Ce, através dos prontuários de atendimentos no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (SAME). Na coleta de dados procurou-se reconhecer aspectos sociais, culturais, econômicos e hábitos, no intuito de traçar os fatores relacionados com os acidentes de trânsito e o perfil dos acidentados.

Resultados: No período do estudo foram registrados 593 atendimentos por causas externas, sendo identificados 585 acidentes de trânsito. Verificamos que a maioria dos acidentes envolveram pessoas do sexo masculino, na faixa etária de 19-25 anos, com residência na zona rural, utilizando motocicleta, sendo as ocorrências com predomínio nos finais de semana e feriado. Foram encaminhados 7,7% dos acidentados para o hospital de referência na região. Diante dos dados apresentados os registros de acidentes de trânsito refletiu-se sobre a necessidade de estabelecer uma ficha mais abrangente no HMFBC para auxiliar no levantamento de dados para orientar o gestor em ações de saúde para redução dos acidentes.

Conclusão ou Hipóteses: Constatou-se, portanto, que os acidentes de trânsito são em sua maioria, ocasionados pelo sexo masculino guiando motocicleta, e que há a necessidade de outros estudos para conhecer a real dimensão do problema e suas implicações tais como: álcool, equipamentos de proteção, habilitação, para que se possa aplicar as políticas públicas de prevenção da saúde.






Palavras-chave


Acidente de Trânsito; Prevenção; Hospital.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.