Utilização de instrumentos avaliando a funcionalidade em uma família de baixa renda

Gabrielle Lima de Araújo, Marcelo Rêgo Mota da Rocha Filho, Sarah Lívia Araújo Costa

Resumo


Introdução: Diversos fatores são capazes de influenciar a saúde (bem-estar físico, mental e social) de um indivíduo. Nesse contexto, destaca-se a dinâmica e a funcionalidade familiar como determinantes do cotidiano e, portanto, da saúde. Dessa forma, percebe-se a necessidade de avaliar as relações familiares, através de diversos instrumentos, dentre eles: Genograma, APGAR e Ecomapa.

Objetivos: Analisar o uso dos instrumentos de avaliação familiar e sua influência em um estudo de caso de funcionalidade de uma família de baixa renda.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trabalho acadêmico realizado por alunos do 1º semestre de Medicina da UNIFOR, referente ao estudo do grau de funcionalidade familiar. Realizou-se 3 visitas à residência da paciente índice (Sra. MA), localizada na Comunidade do Dênde, Fortaleza/CE. A escolha da paciente índice foi feita de forma aleatória. Os dados foram colhidos através de entrevistas sobre as relações familiares e sociais e a história familiar. As ferramentas utilizadas foram: Genograma, Ciclo de Vida Familiar, APGAR e Ecomapa.

Resultados: A família, atualmente, encontra-se no Estágio Tardio, onde há aceitação da mudança de papéis em cada geração. A paciente também lida com outra característica de uma família em estágio tardio: a perda do cônjuge e dos irmãos. A família também é classificada como ampliada, pois moram no mesmo lar avó, dois filhos e duas netas. A harmonia da família é evidenciada através de sua alta funcionalidade, pois é perceptível o diálogo, o que possibilita a compreensão das atitudes e desejos do outro, convergindo com as respostas do APGAR (7 pontos). Foi percebido, através do Ecomapa, que a paciente índice se relaciona bem com a comunidade ao seu redor, ressaltando apenas a violência.

Conclusão ou Hipóteses: O presente estudo demonstrou a importância do uso de instrumentos de abordagem familiar. Através deles, foi possível identificar a presença de harmonia familiar, divisão de responsabilidades entre os membros da família e a boa relação entre os familiares e destes com a comunidade. Assim, é notável que uma família funcional é fundamental para a prevenção de doenças e para a recuperação da saúde.


Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.