Transversalidade nos trabalhos da especialização em saúde da família – UNASUS UERJ

Mônica Guimarães Macau Lopes, Katlin Darlen Maia, Márcia Maria Pereira Rendeiro, Renata Rocha Jorge

Resumo


Introdução: A transversalidade traz, hoje, uma visão mais ampla e adequada da realidade dos sujeitos, famílias e comunidades, em seus contextos de vida, considerando suas necessidades. Esta temática tem sido um dos grandes desafios, não somente por agregarem diversos saberes, mas pela desconstrução de modelos hegemônicos, do agir técnico e a nova práxis, desenvolvendo ações pautadas na integralidade.

Objetivos: Apresentar a análise do produto da primeira turma de cirurgiões dentistas na especialização em Saúde da Família, da Universidade Aberta do SUS, em convênio com a UERJ, buscando verificar se os pressupostos da Atenção Primária em Saúde, fortalecidos pela proposta a UnaSUS/UERJ foram alcançados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram avaliados 44 resumos (n=44) oriundos dos trabalhos produzidos pelos cirurgiões-dentistas e publicados nos Anais da 1ª Jornada de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e separados segundo critérios temáticos.

Resultados: Verificou-se que em 43,18 %, o tema versava sobre as estratégias de promoção da saúde e de prevenção de doenças, sendo que dessa porcentagem, é importante salientar, 63% estão ligados às doenças bucais e tratamento restaurador. Em 32% revelam o cotidiano das práticas - grupos, vínculos, escuta e ações transversais-. Em 18%, a inserção, o perfil, as competências/ atribuições dos profissionais foram abordadas. Por fim, o território e o diagnóstico situacional estão em 6,82% dos trabalhos. Importante destacar que 30% dos trabalhos avaliados estavam também relacionados aos ciclos de vida (destaque: idoso, criança, gestante); 13,6 %, linhas de cuidado (hipertenso e diabético, principalmente).

Conclusão ou Hipóteses: Concluímos que embora os profissionais da área, tivessem o foco de seus trabalhos, prioritariamente, nas doenças bucais e no tratamento restaurador, os apresentaram em diferentes abordagens e significados. É fato que existe uma transição em curso, despertando no cirurgião-dentista quando inserido na Estratégia de Saúde da Família, o cuidado e a integralidade em novos projetos terapêuticos.



Palavras-chave


Formação; Transversalidade; Interdisciplinaridade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.