Territorialização da microárea 01 da equipe Palmeira do Açaí de Águas Lindas

Lorena Oliveira Silva de Melo, Mariana Morgado Fernández, Melissa Nunes Leandro, Yuji Magalhães Ikuta

Resumo


Introdução: Um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo é o Sistema Único de Saúde(SUS) do Brasil,o qual foi criado em 1988,pela constituição federal brasileira.Fundamenta-se em três princípios básicos:universalidade,integralidade e a equidade. A expansão e consolidação da Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária referente à organização do modelo assistencial do SUS.

Objetivos: O objetivo deste trabalho foi realizar a territorialização da microárea nº01, vinculada a Unidade de Saúde da Família Nova Águas Lindas, localizada no bairro de Águas Lindas, o qual é limítrofe aos municípios de Belém e Ananindeua.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Para isso, foi realizado um estudo descritivo através do mapeamento das ruas pertencentes à microárea. Também foram observadas as fichas A concedidas pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) para levantamento de dados. Os dados obtidos foram tabulados usando os programas Microsoft PowerPoint, Microsoft Word e Microsoft Excel.

Resultados: Os resultados obtidos foram num total de 384 pessoas,sendo aproximadamente 49% mulheres e 51% homens.Nas condições e doenças prevalentes,as principais foram Hipertensão Arterial(57%) e Diabetes(15%).Dentre as ocupações dos moradores,as mais comuns são Donas de Casa(31%),Estudantes(29%) e Autônomos(10,5%).A quantidade de pessoas alfabetizadas mostrou 99% de homens e apenas 72% de mulheres.Quantidade de pessoas que frequentam a escola(até os 14 anos)mostrou 47% de homens e 39% de mulheres,enquanto 8% dos homens e 6% das mulheres não frequentam.Quanto ao tratamento de água,97%das casas não possuem e 3%realizam a filtração.

Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se portanto que a territorialização torna-se ferramenta crucial para o conhecimento da área a fim de se estabelecer prioridades na intervenção, prevenção e manutenção da saúde do local mapeado.



 


Palavras-chave


Territorialização; Atenção Básica; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.