Sobrecarga no cuidador de pacientes psiquiátricos

Fernando Costa Araújo, Elias Bruno Santana Falcon, Luara Campos da Silva, Edna Lamar da Costa Lemos, Carla Andrea Avelar Pires

Resumo


Introdução: Atualmente, a atenção ao cuidador tem sido reconhecida como um dos componentes essenciais nos cuidados de saúde, principalmente quando se envolve doenças crônicas e degenerativas. Avaliar a experiência de familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos pode demonstrar se os familiares se sentem sobrecarregados, o que pode estar implicado na gênese de diversos problemas de saúde.

Objetivos: Este estudo teve como objetivos avaliar a sobrecarga de cuidadores de pacientes psiquiátricos atendidos em dois serviços de Ananindeua - PA: (1) Unidade Saúde da Família Cidade Nova VIII; (2) Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Cidade Nova VI.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo descritivo/exploratório, de corte transversal com 44 cuidadores de pacientes psiquiátricos. Os dados foram coletados a partir dos questionários de perfil epidemiológico e da escala Family Burden Interview Schedule (FBIS-BR). A escala FBIS avalia cinco dimensões da sobrecarga dos familiares de pacientes psiquiátricos. As dimensões avaliadas foram: a) assistência na vida cotidiana do paciente; b) supervisão aos comportamentos problemáticos do paciente; c) gastos financeiros do familiar com o paciente; d) impacto nas rotinas diárias da família; e e) preocupações do familiar com o paciente.

Resultados: A maioria dos cuidadores pertence ao gênero Feminino (88,6%), é mãe (45,5%), tem baixa escolaridade (79,6% com nível fundamental incompleto) e baixa renda (88,6% tem 1 a 2 Salários Mínimos); domésticas (56,8%) e com pouco acesso ao lazer (61,4% sem nenhum lazer), ao passo que envidam alto nível de dedicação (mais de 50 horas/semana) ao cuidado do paciente (68,18%). A “assistência à vida cotidiana do paciente” representa a maior geradora de sobrecarga objetiva, tendo maiores escores as variáveis Preparo do Alimento (4,0909) e Preocupação com a ocupação do Tempo (3,6818). Preocupações com o Futuro (4,4773) e com as finanças (4,5909) são os principais geradores de sobrecarga subjetiva.

Conclusão ou Hipóteses: A sobrecarga de ordem emocional evidenciada nesse estudo, gerada a partir do cuidado destinado ao paciente psiquiátrico continuamente, pode estar implicado em risco à saúde do cuidador. Este estudo permitiu o lançamento de futuras estratégias de promoção em saúde que visem maior atenção a família do paciente, e não apenas a este, como forma de integralização do serviço prestado.




Palavras-chave


Sobrecarga; Familiares Cuidadores; Pacientes Psiquiátricos

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.