Saúde do trabalhador: uma intervenção multidisciplinar da Estratégia Saúde da Família com o pet-saúde

Claudia Priscilla Kahl Hegenberg, Fabio Goossen, Suany Barbosa Santos, Elisabete Guse, Dayana Nayara de Bittencourt

Resumo


Introdução: Um grande número de trabalhadores sofre de problemas posturais e desordens na execução dos movimentos funcionais, associados a problemas psicológicos, sociais e físicos, culminando com afastamentos de suas ocupações, redução na produção e alto custo para a Previdência Social. No Brasil, segundo MARTINS, 2001, existe uma alta incidência de lesões por esforços repetitivos e de distúrbios osteomusculares nos trabalhadores fabris.

Desenvolvimento: A cidade de Blumenau conta com um parque fabril constituído por um grande número de malharias e facções e muitos trabalhadores procuram a Equipe de Saúde da Família (ESF) para demandas relacionadas à Saúde do Trabalhador. Com o intuito de desenvolver práticas interdisciplinares que visem à integralidade da atenção e na perspectiva de promover a interlocução entre as diferentes áreas do conhecimento, foi construído um projeto de extensão em uma das empresas do ramo têxtil do território da ESF, com o objetivo de conhecer o perfil de saúde dos seus trabalhadores, colher subsídios para posterior educação e promoção da saúde individual e coletiva. . O projeto foi elaborado por integrantes do PET- SAÚDE e da ESF, em cooperação com acadêmicos de Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Farmácia e Enfermagem da FURB. O projeto consta de intervenções dentro da empresa durante o horário de trabalho. O primeiro evento, denominado de “DIA DA SAÚDE”, organizado com a empresa liberando grupos que se dividiram em diversos stands onde foram aferidos sua Pressão Arterial, seu Índice de Massa Corporal e sua Glicemia Capilar. Obtiveram informações sobre Saúde da Mulher e Saúde Bucal, assistiram a um vídeo lúdico sobre Ergonomia e realizaram um ciclo de Ginástica Laboral. Os funcionários participantes se mostraram ativos durante o evento e na avaliação posterior, destacaram pontos positivos, como o enriquecimento de sua qualidade de vida e aprimoramento da saúde integral. Sugeriram temas para os próximos eventos, como postura, ergonomia, uso correto de medicações, prevenção de DST, diabetes, hipertensão arterial, obesidade e alimentação saudável. Relataram o desejo de ginástica laboral como atividade regular na empresa.

Conclusão: Nesta vivência multidisciplinar encontrou-se uma nova forma de abordagem comunitária, ampliou-se o acesso à informação para o público, construiu-se um vínculo com a empresa e seus funcionários, possibilitando a sensibilização para novas intervenções. Eventos desta natureza, os quais oportunizam a integração multidisciplinar e a articulação da ESF com os acadêmicos do PET-Saúde e a comunidade, podem servir de estímulo para outras equipes de ESF.


Palavras-chave


Programa de Saúde da Família; Saúde do Trabalhador; Promoção da Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: