Saúde do trabalhador: educação em saúde desenvolvida através do planejamento estratégico situacional

Maria Eduarda Pereira Caminha, Caroline Cechinel

Resumo


Introdução: A Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde entrou em vigor em 2004, visando à redução de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, incluindo ações de promoção da saúde, prevenção e reabilitação de doenças e agravos, e vigilância em saúde. Tendo como objetivo a atenção integral à Saúde do trabalhador, a política faz-se imprescindível na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Para a implementação de ações de saúde envolvendo esta temática, o Planejamento Estratégico Situacional (PES) se mostra uma alternativa para realização e facilitação da ação proposta.

Desenvolvimento: Este é um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma ação educativa com a equipe de um Centro de Saúde (CS) de Florianópolis, SC, realizada durante o estágio curricular da sexta fase do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. A ação foi desenvolvida com a abordagem de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho por meio do desenvolvimento da Semana Temática sobre Saúde do Trabalhador, tendo como objetivo discutir com a população, Agentes Comunitários de Saúde e profissionais da saúde a importância da promoção da saúde e prevenção de tais eventos. O tema foi escolhido, emergindo da territorialização realizada e de um levantamento epidemiológico das doenças ocupacionais e acidentes de trabalho entre a população residente na área de abrangência do CS, de modo a revelar as fragilidades da comunidade (Momento Explicativo). Os profissionais das equipes de saúde da família foram questionados sobre a viabilidade de abordagem do tema, sendo a proposta aprovada pelo colegiado do CS (Momento Normativo). Definiu-se o desenvolvimento da Semana Temática de Saúde do Trabalhador, utilizando os grupos de marcação de consulta para aplicação da pedagogia relacional com os usuários, de modo a incitá-los a trazerem experiências e necessidades a cerca da temática (Momento Estratégico). Foram realizadas discussões e atividades práticas que abordassem medidas preventivas, promoção da saúde, Equipamentos de Proteção Individual, postura corporal, técnicas de relaxamento, e acidentes biológicos (Momento Tático-Operacional).

Conclusão: Evidencia-se que o PES é uma importante ferramenta para o desenvolvimento das ações de saúde. No âmbito da Saúde do Trabalhador, o PES possibilita a implementação e desenvolvimento de ações de promoção da saúde, prevenção e recuperação de doenças e agravos. Tendo em vista a importância da abordagem desta temática no âmbito da ESF, é válido ao profissional de saúde lançar mãe de estratégias como o PES a fim de facilitar e qualificar a assistência à população.


Palavras-chave


Saúde do Trabalhador; Planejamento Estratégico; Promoção da Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: