Puericultura em crianças de 0 a 1 ano em Estratégia Saúde da Família em Cuiabá – Mato Grosso

Germano Augusto Alves Pacheco, Luciana Graziela de Oliveira Boiça, Fernanda Breder Assis de Oliveira, Nathália Horst Duque Gripp, Giovanna Nunes Cerci

Resumo


Introdução: A puericultura se dedica ao estudo do desenvolvimento global das crianças e tem como objetivo comum com a Estratégia da Saúde da Família (ESF) desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, além de dar orientações educativas garantindo um atendimento de qualidade.
Objetivo: Avaliar o crescimento e o desenvolvimento, assim comoa influênciade fatores externos,entre estes, vacinação, alimentação dentre outros, nas crianças de 0 a 1 ano pertencentes à ESF Ouro Fino/Nova Conquista em Cuiabá-MT.

Metodologia: Trata-se de um trabalho descritivo quantitativo. Das 44 crianças cadastradas na faixa etária de 0-1 ano, foram avaliadas 37, através de consulta clínica de puericultura nos períodos de janeiro e Fevereiro de 2012, considerando as seguintes variáveis: acompanhamento na unidade, idade, avaliação do crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor, vacinação, aleitamento materno, alimentação e apresentação de doenças crônicas ou internação.

Resultados e Discussão: Das 44 crianças cadastradas na unidade referida, 37 (84,1%) participaram do estudo. Dos critérios avaliados, o aleitamento materno (AM) e a alimentação foram os que apresentaram resultados mais relevantes.Das 37 crianças avaliadas, 5 (13,5%) não fazem acompanhamento na ESF, e destas,2 (40%) não estão recebendo aleitamento materno e 3 (60%)apresentaram alimentação inadequada por algum motivo. Em contra partida,das 32 crianças que fazem o acompanhamento de rotina,somente 4 (12,5%) não estão recebendo AM e em 8 crianças (25%)a alimentação foi considerada inadequada, o que reflete a importância do acompanhamento de puericultura nas unidades. Dos 14 lactentes na faixa etária de 0 a 5 meses e 29 dias, 9 (64,2%) estão em AM exclusivo. Todas as crianças avaliadas apresentaram crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor adequados e 35 (94,6%) estavam com a vacinação em dia. Nenhuma criança apresentou doenças crônicas e apenas 3 crianças (8,1%) já foram submetidas à internação hospitalar.

Conclusão: Os dados da pesquisa mostram que as atividades de puericultura desenvolvidas na ESF Ouro Fino/Nova Conquista estão satisfatórias, tendo em vista que as crianças vêm apresentando resultados positivos quanto ao crescimento, desenvolvimento neuropsicomotor, imunização, e baixa taxa de internação hospitalar. Observamos, que devem ser mantidas ações de incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e à alimentação adequada a partir desta idade, além de tentar promover uma maior taxa de adesão ao acompanhamento destas crianças na ESF, dada a importância das consultas de puericultura.

Palavras-chave


Cuidado da criança; Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: